Dragão Fedorento é medicinal e amplamente usada na ornamentação

O Dragão Fedorento (Monstera pertusa) é uma planta medicinal conhecida por vários nomes tais como timbó-manso, folha-furada, imbê-furado, folha-rota e são pedro. Ela é muito comum na Europa e encontrada em vários continentes do planeta e reunida em mais de 50 espécies.

Descrição

Ela é uma planta trepadeira, lenhosa, de caule nodoso, grosso, com até 3 cm de diâmetro e ramos radicantes. Ela emite numerosas raízes adventícias compridas e de 4 a 6 mm de diâmetro, parte das quais se fixam nos troncos das árvores vizinhas; e outra parte desce verticalmente, até o solo, com o formato de cordões de muitos metros.

Dragão Fedorento (foto //www.meucantinhoverde.com)

Dragão Fedorento (foto //www.meucantinhoverde.com)

Suas folhas possuem de 30 a 50 cm de comprimento e 15 a 33 cm de largura, são oblongo-oval-cordiformes, agudas no ápice e arredondadas na base, em tom verde-escuro. Seu fruto é composto de bagas branco-amareladas, de 6 mm de comprimento e 4 mm de largura. Propaga-se por mudas.

Ela habita qualquer tipo de solo sendo encontrada em locais mais férteis e menos férteis, sendo pouco exigente em relação ao solo e frequência de rega.

Propriedades Medicinais

A planta possui algumas propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, cicatrizante e antibacteriana. Ela possui ainda uma toxina, que promove liberação de histamina pelos mastócitos; sendo considerada tóxica, portanto, deverá ser mantida longe dos animais de estimação e das crianças muito pequenas.

Serve para quê?

Dragão Fedorento (foto //luirig.altervista.org/)

Dragão Fedorento (foto //luirig.altervista.org/)

Usada na medicina popular, em forma de chá, é usada para artritismo, hidropisia, orquites crônicas, inflamação dos ouvidos, erisipela, eczemas, caspa e úlceras em geral; além de linfatites pós-parto. A raiz macerada, pode ser utilizada para amenizar feridas, causadas por picadas de insetos.

Ela é amplamente utilizada para finalidades ornamentais, por causa da beleza de suas flores, que enfeitam jardins; praças; canteiros e jardineira.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Dragão Fedorento é medicinal e amplamente usada na ornamentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.