Centella Asiática conhecida há milhares de anos por seus benefícios

Centella Asiática é uma planta medicinal cultivada há mais de três mil anos; sendo conhecida por vários nomes tais como cairassu, coayrassú, gotu kola, codagem, pata-de-cavalo, pé-de-cavalo, pata-de-burro,  pata-de-mula e centelha asiática.

Ela é muito popular na Índia, sendo empregada na medicina ayurvédica indiana, que é uma alternativa milenar de tratamento de diversos males.

Cultivo da Centella Asiática

É uma planta rasteira, que prefere locais úmidos e com sombra boa parte do dia. Suas flores são brancas, pequenas, reunidas em formato de pequenos guarda-chuvas e nascem na base da folha. Produz fruto pequeno e apresenta sabor amargo e acre.

Ela é de fácil cultivo, sendo considerada uma erva daninha, pois prolifera facilmente principalmente na região sul do Brasil. Sua propagação é feita pela divisão dos rizomas ou das touceiras. Ela se adapta em pequenos jardins e canteiros.

Propriedades e benefícios da Centella Asiática

Ela é rica em vitamina do complexo B, carotenoides, diversos minerais, aminoácidos; além de fitoquímicos como flavonoides e terpenoides que podem trazer diversos benefícios à saúde e beleza da pele.

Ela possui propriedades digestiva, cicatrizante, depurativa, hidratante, calmante, antibiótica, diurética e anti-inflamatória.

É amplamente utilizada como planta medicinal para alívio de feridas, melhora da circulação, para desinchar o organismo; além de aplicada para alívio da temida celulite, para a saúde da pele e para auxiliar na perda de peso.

É muito comum no Sri Lanka, ela ser utilizada para o preparo de saladas, sucos e outras receitas tradicionais da culinária asiática.

Onde encontrar a Centella Asiática?

Ela é encontrada em forma de pó, extrato, creme, cápsula, gel, óleo, folhas desidratadas em farmácias de manipulação e em drogarias; além de ser comercializada em sites especializados em sementes e plantas.

Ela pode ser cultivada em hortas domésticas, mas deverá ser podada com frequência, pois se alastra facilmente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Centella Asiática ( foto fonte http://vineveracosmetics.com/tag/history-of-centella-asiatica/)

Centella Asiática ( foto fonte http://vineveracosmetics.com/tag/history-of-centella-asiatica/)

Centella Asiática (foto fonte http://raizesefolhas.com.br/centelha-asiatica/

Centella Asiática (foto fonte http://raizesefolhas.com.br/centelha-asiatica/)

Be the first to comment on "Centella Asiática conhecida há milhares de anos por seus benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*