Carnaúba: palmeira brasileira, versátil e geradora de renda

Carnaúba (Copernicia prunifera) é uma planta nativa do Brasil, muito popular no nordeste, principalmente no estado do Ceará. Ela é conhecida como Árvore da Providência ou Árvore da Vida; além de ser utilizada na medicina popular para alívio de enfermidades.

Cultivo da Carnaúba

É uma palmeira de médio porte, de ciclo perene, que pode atingir até 20 metros de altura. Ela é pouco exigente em relação ao solo e temperatura; além de se adaptar a locais mais secos, argilosos ou alagados. Seu caule é ereto  e sua inflorescência é em forma de cacho. Seus pequenos frutos são utilizados para fabricação de ração animal.

Carnaúba (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Utilidades dessa planta

Nas regiões de clima quente, a planta pode ser utilizada na arborização urbana e no paisagismo de praças e jardins. Sua madeira é resistente e usada em variadas construções rurais. As folhas servem como alimento para gado, adubo; além de usadas na confecção de artesanato, como esteiras, bolsas, cestos e chapéus.

A castanha dos frutos é comestível; além de servir para a alimentação animal. A cera extraída de suas folhas é uma das principais fontes de renda dessa planta e amplamente utilizada pelas indústrias farmacêuticas e cosmetológicas.

A cera da Carnaúba é extraída de duas formas que são a artesanal, que se classifica em três tipos: amarela ou cera olho, arenosa e gorda; e a industrial que também possui três tipos: Um, Três e Quatro. Ela é utilizada em diversas finalidades para materiais de informática, na fabricação de polidores, produção de tintas, papel carbono e filmes plásticos.

A palha após processamento, é utilizada na produção de móveis; além das confecção artesanal de chapéus, vassouras, bolsas e uma infinidade de criações dos artistas nacionais.

Carnaúba (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Carnaúba e a Medicina Popular

As raízes e as sementes da palmeira possuem uso medicinal, sendo usada pelos indígenas desde os tempos mais remotos. As raízes são diuréticas e as sementes, em forma de chá são energéticas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Detalhe do fruto da carnaubeira (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Carnaúba: palmeira brasileira, versátil e geradora de renda"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.