Cana de Macaco é repleta de propriedades Terapêuticas

5 (100%) 1 vote[s]

Cana de Macaco (Costus spicatus) é uma planta de origem brasileira, encontrada facilmente na região amazônica e na Mata Atlântica; conhecida popularmente por canarana, cana-roxa, cana do brejo, flor-da-paixão, jacuacanga, paco-catinga, paco-caatinga, periná, pobre-velho (Manaus) e ubacaia.

Cultivo

É uma planta perene, cespitosa, que pode alcançar entre 1,0 a 2,0 metros de altura. As folhas são dispostas em espiral, ao redor do caule; produz brácteas brilhantes em forma de cone vermelho, com flores laranja e amarelas, que surgem uma de cada vez, na primavera e no verão; além de atrair insetos e pássaros.

Ela prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Tolera clima mais frio e luz solar em parte do dia; além de ser resistente às pragas. Propaga-se pela divisão dos bulbos, estaca do caule, ou

Cana de Macaco (foto //sarzedoecologia.blogspot.com)

Cana de Macaco (foto //sarzedoecologia.blogspot.com)

divisão da moita.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como adstringente, antimicrobiana, antitumoral, anti-inflamatória, depurativa, antitussígena, diurética, emoliente, sudorífera e tônica.

Serve para quê?

Os rizomas, folhas cascas e hastes são amplamente utilizados na medicina popular, para alívio de diversos males, cuja tradição passa de geração em geração.

Na medicina popular, é utilizada para alívio de diarreia, controle da pressão arterial, reumatismo, hemorragias e problemas renais; além de empregada para melhora da malária e da tosse.

Cana de Macaco (foto //www.homedesigndirectory.com.au

Cana de Macaco (foto //www.homedesigndirectory.com.au

O suco do caule fresco diluído é eficaz no tratamento de gonorreia, sífilis, nefrite, picada de insetos, problemas de bexiga, cálculos renais e no controle da diabetes.

Ela possui finalidades ornamentais, pois é cultivada também para compor maciços, enfeitar cercas e dar um belo visual a gramados e jardins de todo país.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em jardins e quintais; além de comercializada em sites, que vendem sementes e mudas de plantas ornamentais ou medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cana de Macaco é repleta de propriedades Terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.