Cambuí pequeno e poderoso para a saúde e na medicina popular

1 (20%) 1 vote

Cambuí ( Myrciaria tenella O. Berg) é uma planta nativa do Brasil, sendo ainda pouco conhecida, mas é encontrada do estado do Maranhão ao Rio Grande do Sul, até a Argentina.

Ela é usada na medicina popular para alívio de diversos males. Ela possui outros nomes tais como jabuticaba-macia ou cambuí-açu. Seu nome é de origem indígena, que significa folha que cai; que se desprende.

Conheça o Cambuí

É uma planta de pequeno porte, que pode variar de 2 a 4 metros, sendo pouco exigente em relação ao clima é à qualidade do solo, sendo encontrada em várias regiões brasileiras. É uma árvore que possui crescimento lento.

Suas flores pequenas e brancas muito perfumadas atraem diversos insetos; além de seu perfume impregnar por longa distância. Produz pequenos frutos de cor vermelha, rosa ou amarela, que são disputados pelos pássaros. Possui polpa acidulada de agradável sabor e propaga-se por mudas ou sementes.

A planta apresenta grande variabilidade dentro da espécie, sendo possível diferenciar os indivíduos pela coloração de seus frutos que variam do roxo ao amarelo.

Propriedades do Cambuí

Ele possui propriedades terapêuticas tais como adstringente, antidiabética, hipoglicemiante, antioxidante e antisséptica; além de ser rico em carboidratos, lipídeos e proteínas.

Ele é usado na medicina popular, em forma de chá, para alívio de diarreias, brotoejas, problemas bucais, cólicas e hemorroidas; além de ajudar na cicatrização de pequenos ferimentos.

Utilização do Cambuí

Ele pode ser consumido in-natura, sucos, tortas, compotas, geleias e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

A planta poder ser utilizada no paisagismo e sua madeira ser empregada para fabricação de mourões, cabos de ferramentas e lenha para fornos e fogões a lenha.

Onde encontrar o Cambuí?

Ele é encontrado em pomares frutíferos, em ruas, quintais das casas de roça e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cambuí (foto fonte http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/2010/10/camboimeugenia-crenata-vell-flora-do-rn.html)

Cambuí (foto fonte http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/2010/10/camboimeugenia-crenata-vell-flora-do-rn.html)

Cambuí (foto fontefaunaefloradorn.blogspot.com.br/2010/10/camboimeugenia-crenata-vell-flora-do-rn.html)

Cambuí (foto fontefaunaefloradorn.blogspot.com.br/2010/10/camboimeugenia-crenata-vell-flora-do-rn.html)

1 Comment on "Cambuí pequeno e poderoso para a saúde e na medicina popular"

  1. O cambui tambem é encontrado na chapada do Araripe.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.