Cálamo e suas variadas propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Cálamo (Acorus calamus) é uma planta asiática, sendo muito popular na Índia, desde a antiguidade; além de ser citada na Bíblia, sendo considerada sagrada. Empregada na medicina ayurvédica para diversas finalidades terapêuticas; e conhecida também por Açoro.

Conheça o Cálamo

É uma planta aquática que mede de 60 a 150 cm de altura, de fácil cultivo, que prefere luz solar boa parte do dia. Possui folhas estreitas e lanceoladas. A inflorescência é uma espiga cilíndrica, que aparece entre os meses de junho e julho. Tem aroma muito agradável, que lembra o da tangerina, mas o sabor é amargo. Propaga-se por mudas ou pela divisão das raízes.

Cálamo (foto https://www.gardensite.co.uk/aquatics/acorus-calamus-marginal.htm)

Cálamo (foto https://www.gardensite.co.uk/aquatics/acorus-calamus-marginal.htm)

Propriedades Terapêuticas

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como antiespasmódica, digestiva, analgésica, antidepressiva, estimulante do metabolismo e da circulação sanguínea, antirreumática, antimicrobiana, anti-inflamatória, estimulante,desintoxicante gástrica, expectorante, descongestionante e afrodisíaca.

Serve para quê?

A raiz é usada na medicina popular, mas deverá ser aplicada com moderação; as folhas podem ser mergulhadas em água morna para a preparação de chá.

As folhas e raízes são utilizadas também na produção de fragrâncias e variados perfumes.

Ele é usado na medicina popular para melhora da circulação, como expectorante, para cicatrização de feridas, melhora da tosse; além de aliviar problemas do trato digestivo e da saúde da pele. Indicado para alívio sinusites, gripes, resfriados e em bochechos para gengivite e mau hálito.

Calamo (foto https://gobotany.newenglandwild.org/species/acorus/calamus/)

Calamo (foto https://gobotany.newenglandwild.org/species/acorus/calamus/)

Usado também pela indústria farmacêutica para preparação de perfumes, cremes e óleos essenciais para massagens relaxantes, para drenagem linfática e energizantes; além de melhoria do aspecto da pele, em geral.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em diversos produtos cosméticos, seja em forma de creme, loções e óleos essenciais, que são empregados em diversos tratamentos estéticos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cálamo e suas variadas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.