Calamita é repleta de propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote[s]

Calamita (Calamintha officinalis) é originada da Europa, conhecida popularmente por nêveda e erva-das-azeitonas. A planta está reunida em aproximadamente vinte espécies.

Ela  é muito empregada na medicina popular; por causa de suas variadas propriedades terapêuticas, desde a antiguidade, para alívio de diversos males, inclusive a elefantíase.

Cultivo

É uma planta perene, ramificada, que atinge no máximo 30 cm de altura, com folhas são simples, dentadas ou serradas, pecioladas e vilosas.

Ela prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, mas se adapta em outros tipos de solos. Propaga-se por mudas ou pelas sementes.

Calamita (foto //folhas-sugestivas.blogs.sapo.pt

Calamita (foto //folhas-sugestivas.blogs.sapo.pt

As flores, que surgem habitualmente no fim da primavera, apresentam tons rosados ou púrpuros, com cálice ereto e preferidas pelos insetos.

Propriedades Terapêuticas

A planta apresente diversas propriedades terapêuticas tais como antiácida, digestiva, anti-flatulência, anti-úlcera, tônica, antiespasmódica, antirreumática, diaforética e expectorante.

Serve para quê?

Suas folhas e flores são usadas na medicina popular, em forma de chá para problemas digestivos, dores reumáticas, gases intestinais, para a saúde das vias respiratórias; além de ajudar no alívio de azia.

O óleo essencial, extraído da planta, é matéria-prima da indústria farmacêutica na produção de perfumes, cosméticos e desodorizantes.

Calamita (foto //www.flickr.com/photos/andrebenedito/2330874195/)

Calamita (foto //www.flickr.com/photos/andrebenedito/2330874195/)

Ela é usada na culinária como aromatizante e para curtir azeitonas, por isso conhecida como erva-das-azeitonas.

Onde encontrar?

Ela cresce em estradas, caminhos, muros, áreas de pastagem, zonas calcárias ligeiramente secas, às vezes em lugares nitrados.

Ela é comercializada em diversos produtos farmacêuticos; além de encontrada em farmácias de manipulação e em sites especializados em plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses poderão ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Calamita é repleta de propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.