Buva é uma planta daninha, mas pode ser benéfica para a saúde

Buva (Conyza spp) é de origem sul-americana; e conhecida popularmente por acatoia, capetiçoba, enxota, erva-lanceta, margaridinha-do-campo, salpeixinho e voadeira.

Ela possui crescimento rápido, considerada como erva daninha, que infesta lavouras de milho, algodão, soja e uva; sendo muito frequente em várias regiões do brasil, principalmente a do sul.

Ela costuma infestar canais de irrigação, de forma a atrapalhar o manejo dos agricultores na rega da lavoura; além de crescer livremente em  terrenos abandonados.

Cultivo

Ela é uma planta rasteira, mas pode atingir mais de um metro de altura, possui ciclo anual; sua reprodução é por sementes que germinam no outono/inverno, com encerramento do ciclo no verão. Prefere solos férteis e úmidos sem encharcamento.

Buva (foto https://www.agrolink.com.br)

Buva (foto https://www.agrolink.com.br)

As folhas são línea-lanceoladas e inteiras. As flores são reunidas em capítulos e muito peludas. Produz um elevado número de sementes, que são eficientemente dispersas pelo vento, aumentando rapidamente a sua área de distribuição.

Propriedades Terapêuticas

Ela apresenta variadas propriedades terapêuticas tais como vermífuga, vulnerária, cicatrizante, anti-hemorroidária, antidiarreica, antissifilítica.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular,  para alívio das afecções urinárias, feridas, úlceras, inflamação da próstata e testículos. É usada ainda usada em casos de corrimento, hidropisia e distúrbios hepáticos.

Buva (foto www.roundupreadyplus.com.br)

Buva (foto www.roundupreadyplus.com.br)

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em meio às variadas lavouras, pastagens e locais abandonados; além de muito utilizada na medicina popular, por pessoas da zona rural.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

1 Comment on "Buva é uma planta daninha, mas pode ser benéfica para a saúde"

  1. Obrigada fiquei feliz em saber os benefícios da Buva não a vejo mais como mato.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.