Burututu é repleta de propriedades benéficas para a saúde

5 (100%) 1 vote

Burututu (Maximilianea angolensis) é uma planta de origem africana; conhecida desde a antiguidade, na medicina popular, para alívio de diversos males. Ela é muito popular entre os africanos para o alívio da malária, mas é encontrada em diversos continentes.

Cultivo

A planta é uma espécie endêmica capaz de atingir até 6 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro. Sua casca é acinzentada e fissurada longitudinalmente. Ela é pouco exigente em relação ao solo e prefere clima tropical para seu desenvolvimento.

As folhas palmadas com 5 a 7 segmentos medem de 15 a 18 cm de largura e 8 a 10 cm de comprimento. As flores são amarelas e preferidas pelas abelhas, os frutos são verdes e passam a castanho quando maduros com sementes pretas. Propaga-se pelo vento,  que transporta as sementes envolvidas no extrato interior do fruto, ou pelas mudas.

Burututu (foto http://www.ppmac.org)

Burututu (foto http://www.ppmac.org)

Propriedades

A planta é constituída por princípios ativos, nutrientes tais como quinonas, catequinas, fenóis e bioflavonoides.

Ela possui as propriedades terapêuticas purificante, antisséptica, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, antioxidante, digestiva e desintoxicante.

Serve para quê?

Burututu (foto https://www.inaturalist.org)

Burututu (foto https://www.inaturalist.org)

Suas folhas e raízes são usadas para alívio de enfermidades intestinais, limpeza do sangue, desconforto do fígado; além de ajudar na limpeza e cicatrização de feridas, sendo usada diretamente em forma de banho na parte afetada.

Ela é usada por parteiras, em regiões que não têm acesso aos hospitais, para melhora da icterícia, que é o amarelão que alguns recém-nascidos apresentam.

Por causa de sua propriedade antioxidante, ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ela é usada ainda em áreas de reflorestamento; além de finalidades ornamentais, por causa de suas belas flores; além de comumente usada para a fabricação de cordas grossas para diversas finalidades.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em forma de extrato, ou suas cascas são picadas, para comercialização em sites, farmácias de manipulação e drogarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Burututu é repleta de propriedades benéficas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.