Barba de São Pedro e suas diversas aplicações na medicina popular

Barba-de- São-Pedro (Polygala paniculata L.) é uma planta facilmente encontrada em diversas regiões brasileiras, conhecida também por vassourinha-branca, arrozinho, gelol, barba-de-São-João, barba-de-bode, mimozinha, alecrim-de-Santa Catarina e iodex; além de conhecida na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas.

Cultivo

A planta apresenta caule ereto e ramificado, que pode alcançar até 30 centímetros de altura; sendo pouco exigente em relação ao solo, sendo encontrada em diferentes altitudes, desde as mais baixas até 2.000 metros. Ela prefere clima tropical, sendo encontrada em florestas tropicais e principalmente em áreas litorâneas.

Suas raízes são ramificadas e apresentam boa quantidade de salicilato de metila, amplamente utilizado pela indústria farmacêutica. Suas folhas são verdes e estreitas; produz flores alvas ou lilases, reunidas em panículas e visitadas por insetos. Propaga-se por mudas e sementes.

Barba-de-São-Pedro (foto http://www.ufrgs.br/)

Barba-de-São-Pedro (foto http://www.ufrgs.br/)

Propriedades

Ela apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como expectorante, anti-inflamatória, sedativa, tônica, diurética, vomitiva e laxante.

Serve para quê?

O uso mais tradicional é para a área externa, em torceduras, pancadas, machucados e reumatismo; sendo aplicada em forma de um preparado como cataplasma ou tintura no álcool de cereais.

Ela é usada também para aliviar dores no estômago; além de ajudar na saúde do coro cabeludo, fortalecendo os fios e eliminando caspas. Muito popular para melhorar a bronquite, asma e problemas renais.

Suas raízes são aplicadas para descongestionamento nasal e usadas, principalmente, em forma de decocção para inalação.

Barba-de-Sao-Pedro (foto http://uforest.org/)

Barba-de-Sao-Pedro (foto http://uforest.org/)

Onde encontrar?

Ela é encontrada em planície litorânea,  infestando principalmente jardins, gramados e terrenos baldios; além de muito popular na Ilha de Florianópolis.

Ela é comercializada em forma de extrato, pomada e óleo essencial, em sites e farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Barba de São Pedro e suas diversas aplicações na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.