Barba de Barata, bela e utilizada como ornamental

Barba de Barata (Caesalpinia pulcherrima) é nativa da America Central, sendo conhecida por vários nomes tais como Flamboyãzinho; Barba-de-barata; Poinciana-anã; Flor-de-pavão; Baio-de-estudante; Orgulho-de-barbados; Chagueira; Flor-do-paraíso e Flamboyã-de-jardim.

Cultivo

É um arbusto de folha caduca ou perene, que pode atingir até quatro metros de altura. Suas folhas são verdes e ficam avermelhadas no inverno. Prefere temperatura mais tropical, mas não suporta locais muito frios. Adapta-se bem em locais férteis e com frequência de rega, sem encharcamento. Possui crescimento rápido; além de ser de fácil cultivo.

Seu tronco cilíndrico é liso e sem espinhos. Produz flores vermelhas, alaranjadas ou amarelas, que são dispostas em cachos paniculares e preferidas pelos insetos.

Barba de Barata (foto http://www.plantmaster.com)

Barba de Barata (foto http://www.plantmaster.com)

O fruto é do tipo legume, ou vagem, e aparece entre os meses de maio e junho. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades terapêuticas

A planta apresenta as propriedades terapêuticas emenagoga, adstringente, excitante, febrífuga, laxante, tônica, purgativa e odontálgica; além de ser abortiva e sua seiva possuir certa toxicidade.

Na medicina popular, suas raízes, folhas e flores são usadas, em forma de chá, para problemas digestivos, como enxaguatório bucal; além de ajudar no alívio de resfriados e febres. Em altas doses, pode ser tóxica e jamais deverá ser usada por gestantes.

Amplamente utilizada para finalidades ornamentais, em projetos paisagísticos, para coloração e embelezamento do local. Usada ainda como cerca-viva e na arborização de parques, jardins e ruas.

Barba de Barata (foto http://www.plantmaster.com

Barba de Barata (foto http://www.plantmaster.com

Sua madeira é muito suscetível a ataque de brocas, sendo comumente utilizada somente para fabricação de carvão.

Onde encontrar?

A planta é encontrada em jardins, cercas-vivas e em praças e canteiros. Em algumas regiões é utilizada como planta medicinal; além de suas sementes serem comestíveis, sendo degustada, na forma crua ou cozida.

As plantas não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Barba de Barata, bela e utilizada como ornamental"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.