Bacupari fruto exótico repleto de propriedades medicinais

Bacupari (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País; principalmente na região amazônica e apreciado pelas famílias ribeirinhas.

Ele é conhecido popularmente por vários nomes tais como baacuri-mirim, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho.

Conheça o Bacupari

O bacuparizeiro é uma árvore de pequeno porte, que chega a atingir entre 4 e 6 metros de altura, possui caule reto e suas cascas são amarelo-esverdeadas.

Suas folhas são verdes e rígidas. Produz flores pequenas, esverdeadas e reunidas em inflorescência. Seu fruto, que aparece de janeiro a março, possui forma de baga; que contém polpa comestível e com sabor adocicado. Sua propagação é por suas sementes ou mudas.

Propriedades do Bacupari

A fruta possui variadas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, cicatrizante, anticancerígena, reconstituinte e tônica.

Pesquisas realizadas pela Unicamp isolaram  o 7-Epiclusianona (7EPI);  composto retirado das cascas e sementes do fruto, que possuem ação anticancerígena para vários tipos de tumores.

Utilização do Bacupari

A fruta é utilizada na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

Os frutos que aparecem de dezembro a abril, são refrescantes e podem ser consumidos in natura, na preparação de geleias, mousses, tortas, sucos, licores e em saladas.

A árvore possui efeito ornamental, além de ser uma boa alternativa para o pomar de chácaras, fazendas e em projetos de revegetação permanente.

Onde encontrar o Bacupari?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, em pomares de chácaras e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

Bacupari (Foto: //www.lideragronomia.com.br/2012/10/bacupari-mirim.html)

Bacupari (Foto: //www.lideragronomia.com.br/2012/10/bacupari-mirim.html)

Bacupari (foto //aspruder.com.br/index.php?produto&cod=10&grupo=2&1711201716114317)

Bacupari (foto //aspruder.com.br/index.php?produto&cod=10&grupo=2&1711201716114317)

Be the first to comment on "Bacupari fruto exótico repleto de propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.