Bacabinha e suas diversas aplicações na culinária, cosmetologia e artesanato

5 (100%) 1 vote

A Bacabinha (Oenocarpus mapora H.Karst) é originária da América Tropical, sendo muito popular na região amazônica; seja para a produção de azeite ou pela extração de seus frutos. Conhecida popularmente também como Bacabi.

Ela é conhecida pelos indígenas desde os tempos mais remotos, sendo utilizada em diversas aplicações, seja na construção, no artesanato e na alimentação.

Cultivo da Bacabinha

A bacabeira é uma palmeira de ciclo perene, que forma touceiras, preferindo solos arenosos, rega constante sem encharcamento e luz solar direta. Suas flores em forma de inflorescência são preferidas pelos insetos.

Os frutos redondos, de cor arroxeada, possuem polpa esbranquiçada; quando amadurecem possuem grande potencial para a indústria alimentícia. Propaga-se pela divisão das touceiras ou pelas sementes.

Bacabinha (foto http://picssr.com/)

Bacabinha (foto http://picssr.com/)

Serve para quê?

A palmeira possui finalidade ornamentais, sendo de fácil cultivo e propícia para canteiros, praças e jardins maiores, pois suas touceiras multiplicam-se com rapidez.

Seus frutos são aproveitados pela indústria alimentícia para a preparação de sorvetes, picolés, geleias, caldas e licores.

Na cosmetologia, os frutos são usados para a preparação de cosméticos para ajudar na saúde da pele e dos cabelos; pois possuem propriedade emoliente e são ricos em ácido oleico. São usados também na fabricação de cremes e sabões.

O azeite extraído de seus frutos pode ser uma alternativa em relação ao azeite de oliva; além de substituir o açaí por sua maior durabilidade, após a colheita e na produção de polpa e vinho.

Bacabinha ( foto http://picssr.com/)

Bacabinha ( foto http://picssr.com/)

As folhas são usadas na produção de fibras e ainda na preparação de telhado. O caule é empregado na construção; e suas fibras fornecem suplementos para caça e combustível.

As inflorescências são usadas na confecção de vassouras e em variados artesanatos.

Onde encontrar?

A palmeira é muito popular na região amazônica; e garante renda para as famílias ribeirinhas, que extraem o palmito; e seus frutos, que são usados para diversas aplicações na culinária, na cosmetologia e no artesanato.

O vinho da bacaba é muito popular em Belém, sendo comercializado no Mercado Ver-o-peso; além de muito apreciado pelos habitantes.

 

 

Be the first to comment on "Bacabinha e suas diversas aplicações na culinária, cosmetologia e artesanato"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.