Arnica amplamente conhecida na medicina popular

Arnica (Arnica montana) é de origem europeia, mas encontrada também em diversas regiões brasileiras; sendo conhecida por vários nomes tais como arnica-brasileira, arnica-da-horta, arnica-de-terreiro e arnica-silvestre. Há mais de trinta espécies catalogadas e seu nome popular significa pele de cordeiro.

Ela é amplamente usada na fitoterapia e na medicina popular; fazendo parte da tradição principalmente dos moradores das casas de roça, que têm pouco acesso aos hospitais e PSFs. É muito comum, na zona rural, encontrar garrafadas de arnica que são utilizadas para várias formas de dores.

Cultivo

Ela é uma planta herbácea que cresce entre 20 e 30 cm de altura, comumente encontrada em prados e áreas de floresta. Adapta-se bem em vasos, canteiros e jardineiras; além de seu cultivo ser bem fácil, que preconiza rega constante sem encharcamento e solo rico em nutrientes. Possui folhas suaves, peludas e flores aromáticas na cor amarelo-ouro. Os frutos são pequenos, pretos e de forma cilíndrica. Propaga-se por sementes ou divisão de touceiras.

As flores são colhidas no início de sua floração e seu rizoma após três ou quatro anos de vida da planta medicinal.

Propriedades terapêuticas

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória, anti-séptica, antifúngica e relaxante.

Benefícios da Arnica

Ela usada para alívio de queimaduras, eczema, queimaduras solares e alguns cânceres de pele. Sua aplicação promove a circulação sanguínea, o que aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada; que ajuda na promoção e aceleração do processo de cicatrização. Auxilia ainda no alívio das temidas acnes, dores musculares e lombares.

Onde encontrar?

Ela é amplamente usada pelas indústrias farmacêuticas e cosmetológicas; encontrada em diversas formas tais como óleo, tintura, cremes, géis, pós, pomadas; além de poder fazer parte de horta medicinal para preparação de emplastros. A planta só pode ser usada na parte externa, sendo tóxica se ingerida.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Arnica ( foto fonte https://www.biolib.cz/en/image/id130684/)

Arnica-da-horta ( foto fonte https://www.biolib.cz/en/image/id130684/)

Arnica (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/02/arnica.html)

Arnica (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/02/arnica.html)

Be the first to comment on "Arnica amplamente conhecida na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*