Amieiro é amplamente conhecido na medicina popular

5 (100%) 1 vote

Amieiro (Alnus glutinosa) é uma planta de origem europeia conhecida na medicina popular para alívio de vários males desde a antiguidade; além de usada na construção de moinhos.

Cultivo

A árvore geralmente alcança até 25 metros de comprimento, tendo preferência por solos úmidos, por isso encontrada comumente próxima aos rios e lagos.

As folhas são caducas e dentadas. Há na planta flores masculinas e flores femininas. Os frutos são achatados, arredondados e em tons castanho-avermelhados e são considerados tóxicos. Propaga-se por sementes ou mudas.

Amieiro (foto https://www.rhs.org.uk/)

Amieiro (foto https://www.rhs.org.uk/)

Propriedades terapêuticas

A planta é rica em propriedades terapêuticas tais como adstringente, analgésica, cicatrizante, antidiarreica, expectorante, febrífuga, antipirética e mucilaginosa.

É rica em vitaminas A, B1 e C; alicina, alina, óleos essenciais; além de sais minerais tais como  cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Serve para quê?

As cascas e raízes são usadas, na medicina popular, para alívio de contrações musculares, diarreia, disfunção hepatobiliar, estomatite, feridas, febre, faringite, hemorroidas, leucorreia, mialgias, parodontopatia, úlceras cutâneas e vulvovaginite. As folhas esmagadas, são usadas em forma de emplastro, para acelerar a cicatrização de feridas.

A madeira é bem resistente à água, por isso ela é muito utilizada na construção de corpos de guitarras sólidas, brinquedos, pequenas peças, enfeites, lápis e até na construção naval.

Por ser uma planta muito resistente às intempéries naturais, tais como geadas ou secas, ela é amplamente utilizada para recuperação de áreas degradadas; além de possuir crescimento rápido, se as condições climáticas forem favoráveis.

Amieiro (foto http://www.freenatureimages.eu)

Amieiro (foto http://www.freenatureimages.eu)

Possui ainda finalidades ornamentais, sendo usada em praças, canteiros e jardins, pois oferece beleza ao local onde se faz presente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Amieiro é amplamente conhecido na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.