Alteia é uma planta muito versátil na cosmetologia e na medicina popular

5 (100%) 1 vote

A Alteia (Althaea officinalis) é uma planta de origem asiática; conhecida desde os tempos mais remotos e por suas propriedades medicinais. Seus nomes populares são malva branca, malvarisco, malvavisco, malvaísco e malva do pântano.

Cultivo

A planta é de fácil cultivo,  pode atingir até 1 metro de altura; propaga-se por sementes, prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. É bem resistente às baixas temperaturas, mas não tolera locais de muita sombra.

Suas flores são em tons rosados e chamam atenção pela beleza. Floresce de julho a setembro, são polinizadas por abelhas; e as sementes amadurecem de agosto a outubro.

Alteia (foto https://jb.utad.pt)

Alteia (foto https://jb.utad.pt)

Propriedades Terapêuticas

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, calmante, anti-inflamatória, emoliente, diurética, analgésica e laxante.

As partes usadas para fins medicinais são as raízes secas e as folhas, em forma de chá,  compressa, banhos, pomadas e cremes.

Serve para quê?

O extrato da planta é usado para a preparação de cosméticos que hidratam e suavizam a pele.

Na medicina popular, para uso externo, é usada em forma de pomada, para alívio de furúnculos, abcessos, contusões, entorses, dores musculares, picadas de insetos, inflamações de pele e descamação. Em forma de chá, é usada ainda para aliviar tosses, acnes, inflamações na boca e dos dentes.

Algumas regiões do planeta, a utilizam na alimentação, na forma crua; mas as folhas são bastante fibrosas, peludas e apresentam sabor agradável e suave.

A raiz é usada como um vegetal, na forma seca, após ser moída, transformada em pasta e torrada para fazer o doce marshmallow; além de usada para limpeza dos dentes, na saúde bucal e na fabricação de papel. As sementes servem para preparação de tintas e vernizes.

Alteia (foto https://jb.utad.pt/especie/Althaea_officinalis#imagem-)

Alteia (foto https://jb.utad.pt/especie/Althaea_officinalis#imagem-)

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em jardins, pois possui ainda finalidades ornamentais, colorindo e embelezando o local onde está presente.

Ela é amplamente comercializada em sites e lojas de produtos naturais, mudas e sementes de plantas; além de usadas pela cosmetologia para preparação de loções, cremes e pomadas para saúde da pele.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Alteia é uma planta muito versátil na cosmetologia e na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.