Almecegueira versátil para a saúde e meio ambiente

Almecegueira (Protium heptaphyllum, March) é nativa das Américas; encontrada no Suriname, Colômbia, Venezuela Paraguai e em regiões brasileiras tais como Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como breu-verdadeiro, breu, breu-branco, louro-pico, árvore-do-incenso, goma-limão, erva- feiticeira, guapohy, e pau-de-mosquito.

Conheça a Almecegueira

É uma árvore de médio porte, que atinge até 10 metros de altura, encontrada em florestas de terra firme, sendo tolerante a clima quente e estiagens.

Produz uma casca em tom avermelhado, que possui aroma bem agradável. Sua florada, visitada por abelhas, ocorre de agosto a setembro; seus frutos amadurecem em novembro. Sua propagação acontece por insetos e aves; ou através de sementes ou mudas.

Sua casca é rica em resina aromática, utilizada na medicina popular, como incenso de igreja e para calefação de barcos.

Propriedades da planta

A resina da planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória e antioxidante.

Ela é rica em propriedades aromáticas sendo empregada na fabricação de perfumes, em produtos de higiene pessoal e para a saúde da pele.

O óleo extraído da planta é rica em limoneno, sendo utilizado na medicina popular, para alívio de bronquites, tosses, dores de cabeça e para proteção da pele contra os raios ultravioletas, agindo como protetor solar.

Sua casca, usada na medicina popular, auxilia no tratamento de feridas e machucados inflamados com aplicações locais.

Utilização da planta

A árvore é utilizada para várias finalidades tais como ornamentação e na recuperação de áreas degradadas. Sua resina, extraída de sua casca é empregada na fabricação de produtos de higiene, cosméticos e na medicina popular. Seus frutos são comestíveis, sendo muito apreciados pelos indígenas das Américas Central e Sul.

A resina é empregada também na fabricação de tintas, vernizes, velas e na iluminação das ocas dos índios, pois dependendo da região onde habitam não há energia elétrica.

Os frutos da almecegueira produzem uma resina amarela, oleosa, conhecida como azeite-desassafrás, utilizado na medicina popular na cura da sífilis, espinhas, úlceras, inchaços e dores de cabeça.

A madeira da planta é própria para a construção civil, obras internas, assoalhos, serviços de torno, carpintaria e marcenaria e usada por índios para fabricação de canoas.

Onde encontrar a Almecegueira

Ela é encontrada na floresta Amazônia, em quintais das casas de roça da região norte brasileira, em sites que comercializam sementes e mudas; além de ser facilmente empregada na fabricação de sabonetes e cosméticos acessíveis em farmácias e drogarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Almecegueira

Almecegueira

Almecegueira

Almecegueira

Be the first to comment on "Almecegueira versátil para a saúde e meio ambiente"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.