Agoniada e suas variadas propriedades terapêuticas

Agoniada (Plumeria lancifolia Muller Arg) é de origem sul-americana; encontrada principalmente no Brasil, Peru e Equador.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como agonia, agonium, arapou, arapuê, arapuo, colônia, guina-mole, quina-branca, quina-mole, sacuíba e sucuriba.

Os índios tinham costume de  usar as sementes da planta para fabricação de colares, maracás, chocalhos e diversos outros enfeites em dias de festa.

Agoniada (foto gremme.com.br)

Agoniada (foto gremme.com.br)

Cultivo

É uma árvore de médio porte, com madeira rígida, que prefere clima tropical, solos férteis e rega constante sem encharcamento, mas se adapta a solos mais pobres.

Suas folhas são oval-alongadas, lanceoladas e peninervadas. As flores são de corola de cinco pétalas, de cor branca com base amarelada; chamam atenção pela beleza e atraem muitos insetos. Os frutos são pequenos com várias sementes. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades Terapêuticas

A planta apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como purgativas, anti-helmíntica, febrífuga, antidepressiva, antiasmática, diurética, anticonceptiva, laxante, antiespasmódica, sedativa, anti-inflamatória e emenagoga.

O látex extraído da casca é anti-helmíntico, composto por ácido plumeritânico, cujo princípio amargo é a “plumerina”. O alcalóide “agoniadina” é usado, na medicina popular, para o alívio de febres intermitentes.

Agoniada (foto https://www.medicinanatural.com.br/)

Agoniada (foto https://www.medicinanatural.com.br/)

Serve para quê

Suas cascas e flores são utilizadas, na medicina popular, para alívio dos males da menstruação e para a saúde do útero em geral; além de usada para regular a febre, problemas digestivos, como purgante e até como antidepressivo.

Os índios a utilizam para diminuição dos sintomas da malária, sendo muito popular na região norte brasileira.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam plantas medicinais e em farmácias de manipulação; sendo usada em forma de tintura, pó, decocção e infusão. Usada ainda na ornamentação de jardins, por causa de suas belas flores.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Agoniada e suas variadas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.