Açoita Cavalo e suas variadas aplicações na medicina popular

Avalie esta postagem

Açoita Cavalo (Luehea divaricata Mart) é uma planta de origem americana, encontrada em diversas regiões do Brasil; além de conhecida por suas propriedades medicinais, que são amplamente usadas na medicina popular.

Conhecida também por açoita, pau-de-canga, pau-de-estribo, ibatin-gui, ivatinga, ivatingi (guarany) e ka’a oveti.

Cultivo

A árvore é de grande porte e pode alcançar até 30 metros de altura, prefere clima tropical e rega constante sem encharcamento. Ela floresce no verão e produz frutos no outono.

Possui tronco com casca rugosa; galhos flexíveis, que possuem casca fina, e servem como cabos de chicotes para adestrar animais, de onde se origina seu nome popular.

Possui folhas simples e esbranquiçadas, flores vistosas, que variam do amarelo ao roxo e são preferidas pelas abelhas; além de frutos em forma de cápsula, com variadas sementes. Propaga-se por mudas ou sementes.

Açoita-cavalo (foto http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=8260)

Açoita-cavalo (foto http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=8260)

Propriedades terapêuticas

Possui propriedades terapêuticas tais como adstringente, sedativa diurética, anti-inflamatória, expectorante, cicatrizante, antifúngica, antibacteriana e antiproliferativa.

Serve para quê?

A casca do caule e folhas, são usadas em forma de chá ou extrato para alívio de dores diversas, cicatrização de feridas, melhora de acnes e para banhos vaginais; além usada como diurética. As flores, em forma de chá, são usadas como sedativo.

Na Argentina, sua folhas, em forma de chá, são usadas para alívio de resfriados, catarros e dores na garganta.

Sua madeira é usada para construção de cadeiras, hélices de avião, caixotaria, móveis, molduras, construções internas e compensados.

A planta é usada em projetos paisagísticos e em recuperação de áreas degradadas; além de aproveitada pelos apicultores para produção de mel.

Açoita-cavalo (foto https://species.wikimedia.org)

Açoita-cavalo (foto https://species.wikimedia.org)

Onde encontrar?

A planta é encontrada em pastagens, pequenas vegetações e capoeiras. Encontrada ainda em forma de extrato ou em cascas, que são comercializas em drogarias e casas de produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudicais à saúde.

Be the first to comment on "Açoita Cavalo e suas variadas aplicações na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.