Açacui é medicinal, mas deve ser usada com muita cautela

5 (100%) 1 vote

Açacui (Euphorbia cotinofolia) é uma planta originada da América Central, sendo conhecida por vários nomes populares tais como Leiteiro vermelho, caracasana, barrabás, aiapana, açacuí, figueirinha-roxa e maleiteira.

Ela é usada pelos indígenas desde a antiguidade, em suas flechas como veneno para caças e pescas; além de outras finalidades.

Cultivo

É um arbusto grande ou arvoreta, que pode chegar até dois metros de altura, possui copa globosa e folhagem avermelhada, cujas folhas podem ser ovais ou arredondadas.

Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. Suas flores são pequenas e brancas, sendo muito visitadas por insetos. Os frutos são cápsulas triangulares, que medem até 5 mm de comprimento. Sua propagação pode ser por mudas ou sementes.

Ela é bem resistente, sendo pouco exigente em relação ao solo, podendo ser cultivada em locais de clima tropical ou em regiões montanhosas. Tem predileção por solos úmidos e ricos em nutrientes; e se a planta tiver boa adaptação, poderá florescer o ano inteiro.

Açacui (foto http://www.alternativarural.com.br/)

Açacui (foto http://www.alternativarural.com.br/)

Propriedades

Sua principal propriedade é de ação purgativa que está concentrada em suas raízes. Outra propriedade é cicatrizante, sendo aplicada somente externamente. O suco preparado com sua folhas é anti-sifilítico.

A substância leitosa extraída da planta é usada para alívio de dores nos ossos. Tal substância pode alterar o sono e deve ser evitada à noite.

A planta deve ser usada com extrema cautela, pois ela apresenta propriedades tóxicas, que poderão causar variados transtornos para os olhos, pele e sistema digestivo.

Serve para quê?

Ela é usada para projetos paisagístico por ser muito ornamental e em alguns casos como planta medicinal, da medicina popular, para alívio de dores nos ossos e para eliminação de vermes, mas o cuidado em seu manuseio deverá ser a principal preocupação.

Açacui (foto https://www.naturalcura.com.br)

Açacui (foto https://www.naturalcura.com.br)

Onde encontrar?

Ela é muito popular na região Amazônica, sendo utilizada para fins medicinais; além de usada em jardins, praças e canteiros, por causa de sua bela coloração, em diversas regiões do planeta.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Açacui é medicinal, mas deve ser usada com muita cautela"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.