Abútua é rica em propriedades e conhecida desde a antiguidade

5 (100%) 1 vote

Abútua(Chondodendron platyphyllum) é uma planta conhecida em diversas regiões do planeta, com diversos nomes populares tais como baga da praia, batata brava, butiá, bútua, jaboticaba de cipó, orelha de onça, parreira brava, parreira silvestre, uva da serra, uva do mato e uva silvestre, em português; Brasilianische Grieswurzel e parreira brava, na Alemanha; Curare, parreira brava e uva del monte, em espanhol; Cissampélos, herbe notre-dame, pareira brava e vigne sauvage, na França; Touwdruif, na Holanda; Cissampelos, pareira, velvet leaf, virgin-vine e wild vine, em inglês; Pareirae Radix e radix pareirae bravae, em latim.

Cultivo

Ela é arbusto-trepadeira, encontrada em toda a extensão da Mata Atlântica; possui caule lenhoso e cilíndrico, ligeiramente anguloso ou achatado, com ramos pilosos.

As folhas são longo-pecioladas, e atingem entre 20 a 30 centímetros de comprimento; possuem cor esbranquiçada na parte inferior.

Abútua (foto https://www.quimicalimentar.com.br/)

Abútua (foto https://www.quimicalimentar.com.br/)

As flores possuem 12 pétalas e quase outras tantas sépalas, dispostas em espigas amareladas, sendo visitadas por insetos.

O fruto possui polpa avermelhada, casca arroxeada, remetem ao formato de uva e não devem ser consumidos. Sua propagação acontece pelas sementes ou mudas.

Propriedades terapêuticas

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como diurética, febrífuga, digestiva, tônica e aperiente, sendo usada  para melhorar  a irritação das vias urinárias; além de aliviar problemas ligados à digestão e do fígado, menstruação e tensão pré-menstrual.

Serve para quê?

Ela é usada,  na medicina popular, em forma de extrato chá, infusão ou decocção; além de usada pelos indígenas, desde a antiguidade para alívio da malária. As partes da planta mais utilizadas são as folhas e o caule.

Por ser uma bela planta, pode ser usada para finalidades ornamentais, embelezando jardins e canteiros, em diversos espaços.

Abútua (foto https://desmanipulador.blogspot.com/)

Abútua (foto https://desmanipulador.blogspot.com/)

Onde encontrar?

Ela é encontrada em drogarias, em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Abútua é rica em propriedades e conhecida desde a antiguidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.