Sempre-Viva, bela e com propriedades terapêuticas diversas

Sempre-Viva (Helichrysum bracteatum) de origem incerta, mas encontrada em quase todas as partes do planeta. Conhecida também como flor-de-palha, imortal e flor-de-papel. Ela possui aproximadamente 500 espécies, mas apenas 5 ou 6 são utilizadas como planta medicinal.

Cultivo da Sempre-Viva

É uma planta herbácea anual, que cresce de 0,7 a 1,2 m de altura, bem tolerante às intempéries da natureza, mas adapta-se melhor em solo fértil e bem drenado. Prefere luz direta boa parte do dia. Possui folhas bastante delicadas; flores pequenas de diversas cores, que aparecem no outono e inverno; além de serem muito chamativas e preferidas pelas abelhas e borboletas. A planta propaga-se por sementes e são fáceis de serem cultivadas.

Sempre-Viva (foto fonte http://www.asergeev.com/pictures/k/Helichrysum_Bracteatum.htm)

Sempre-Viva (foto fonte http://www.asergeev.com/pictures/k/Helichrysum_Bracteatum.htm)

Propriedades da Sempre-Viva

Além de ser muito bela, ela apresenta algumas propriedades terapêuticas tais como colerética, antienvelhecimento, anti-inflamatória e cicatrizante.

Benefícios da Sempre-Viva

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá para uso interno para alívio de males estomacais; na forma de gel, pomada ou emplastro para alívio de acnes, hematomas, cicatrização de feridas e saúde da pele.

Ela é usada principalmente para finalidades ornamentais, oferecendo diversificado colorido nos locais onde se faz presente. Tanto as flores jovens quanto as secas, são usadas em ornamentação de espaços e para confecção de belos arranjos florais.

Há variedades de sempre-vivas que são amplamente utilizadas na confecção de variados artesanatos, tais como o Capim Dourado, cujas criações são exportadas para diversas regiões do planeta; além de gerar renda para as famílias do cerrado e algumas regiões nordestinas.

Onde encontrar a Sempre-Viva?

Ela é facilmente encontrada em quintais de casas de roça, em terrenos baldios, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Sempre-Viva (foto fonte http://www.asergeev.com/pictures/k/Helichrysum_Bracteatum.htm)

Sempre-Viva (foto fonte http://www.asergeev.com/pictures/k/Helichrysum_Bracteatum.htm)

Be the first to comment on "Sempre-Viva, bela e com propriedades terapêuticas diversas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.