Quaresmeira chama atenção pela beleza de suas flores

5 (100%) 1 vote

Quaresmeira (Tibouchina sp.) é uma planta tipicamente brasileira; que chama atenção por suas belas flores, que enfeitam a vegetação com nuances rosadas, azuladas e arroxeadas. Ela é encontrada na Mata Atlântica, nas regiões que englobam Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O nome da árvore é originado da época de sua floração, que geralmente acontece no mês da quaresma; período que antecede a Semana Santa para os Cristãos.

Sua florada anuncia a chegada do outono; além de fazer parte de eventos de contemplação das flores chamado Festival da Quaresmeira, que é realizado no Vale do Matutu, situado na cidade mineira de Aiuruoca.

Conheça a Quaresmeira

A árvore é de médio porte e pode alcançar de 8 a 12 metros de altura, tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, com casca lisa e de coloração esbranquiçada.

Quaresmeira

Quaresmeira

Possui copa densa, encorpada, globosa e baixa com vários ramos que quando mais jovens são levemente tetragonais. Suas folhas são simples e opostas geralmente com duas cores, de textura subcoriácea e coberta de pelos em ambas as faces, com 15 a 20 cm de comprimento por 5 a 7 cm de largura.

O fruto é em formato de cápsula deiscente com muitas e minúsculas sementes. A propagação é pelas sementes ou pelo método da estaquia. A planta prefere solos úmidos e regas frequentes; além de clima tropical, mas se adapta a solos mais pobres e diferentes condições climáticas.

As mais conhecidas são a quaresmeira-roxa (Tibouchina granulosa), a quaresmeira-rosa (T. stenocarpa) e o chamado manacá-da-serra ou manacá-paulista (T. mutabilis).

Entre os arbustos mais conhecidos estão a quaresmeira-de-jardim (T. grandifolia), a quaresmeira-do-brejo (T. multiceps), a quaresmeira-do-campo (T. frigidula) e a quaresmeira-mirim (T. martialis).

Quaresmeira

Quaresmeira

Serve para quê?

A madeira da árvore é empregada na confecção de objetos leves, brinquedos, caixotaria etc. Possui finalidades ornamentais, sendo empregada em vários projetos paisagísticos tais como em praças, canteiros e jardins.

Be the first to comment on "Quaresmeira chama atenção pela beleza de suas flores"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*