Dália é ornamental, além de muito versátil na saúde e culinária

5 (100%) 1 vote[s]

Dália (Dahlia variabilis) é uma planta ornamental originária da América Central; mas precisamente da região do México, reunida em mais de 3.000 variedades.

Os índios da região foram os primeiros a cultivar a bela planta, ainda à época do Império Asteca. Posteriormente, o diretor do Jardim Botânico de Madri a levou para a Europa, conquistando admiradores, em diversas regiões. Ela foi muito estudada pelo botânico sueco Anders Dahl, que a propagou pelo continente e deu origem a seu nome.

Devido ao aparecimento de variados híbridos, há diversos tipos de dálias, com grande variedade de formas e cores tais como branca, vermelha, amarela, alaranjada etc. As mais comuns são a dália flor de outono, dália rosa por-do-sol, dália fogo da lua, dália pom-pom e dália Horst Athalie.

Dalia (foto //www.flickr.com)

Dalia (foto //www.flickr.com)

Cultivo

A planta que atinge aproximadamente 120 cm é bem resistente em relação ao solo e temperatura, mas não tolera geadas.

Adapta-se bem em diversas regiões, por isso encontrada em diversos continentes. Suas belas flores coloridas são preferidas pelos insetos. Suas sementes e mudas são responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

Ela apresenta diversas propriedades medicinais tais como diurética, antisséptica,  cicatrizante e sudorífera.

Serve para quê?

Na medicina popular, ela é utilizada para tratamento de casos de sarampo, varíola, ardência da pele, queimaduras e febre. As batatas mornas ou quentes são usadas sobre hematomas, contusões e reumatismos.

Na culinária, as flores e tubérculos são comestíveis, cujos  sabores e texturas podem variar muito dependendo do solo e das condições em que foram cultivados. Os sabores remetem à maçã picante ou mesmo cenoura.

Dalia (foto //www.caribbeangardenseed.com)

Dalia (foto //www.caribbeangardenseed.com)

Amplamente utilizada como planta ornamental, em diversos projetos paisagísticos, enfeitando jardins, canteiros, praças e jardineiras; além de muito comum em casas de roça.

Onde Encontrar?

Ela é facilmente encontrada em floriculturas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Dália é ornamental, além de muito versátil na saúde e culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.