Capim Dourado, belo e de grande importância para o cerrado brasileiro

Capim Dourado (Syngonanthus nitens) é uma sempre-viva facilmente encontrada no cerrado brasileiro; principalmente na região do Jalapão, estado de Tocantins. Ele está presente em Minas Gerais e na Bahia também.

Ela ficou famosa após a descoberta dos objetos confeccionados com seus fios dourados, herança dos escravos, que após a abolição, instalaram-se na região centro-oeste; e aprenderam a arte com os índios da etnia Xerente.

Inicialmente as peças de artesanato eram confeccionadas para uso diários dos trabalhadores da lavoura, mas ganhou notoriedade e atualmente são comercializadas em todo o Brasil e no exterior.

Cultivo do Capim Dourado

Ele é de pequeno porte e prefere regiões mais úmidas do cerrado. Possui haste longa e dourada, cuja extremidade possui uma pequena flor branca, na qual estão guardadas as sementes que garantem sua reprodução. A colheita acontece do final de setembro até o final de novembro.

A colheita só deve ser efetuada quando o capim estiver maduro, quando as hastes já estão secas e com a coloração típica, pois somente nessa fase, que as sementes estão maduras e prontas para germinar. Se a colheita acontecer com o capim verde prejudica a espécie, levando-a à morte, causando dessa forma sua extinção.

Importância do Capim Dourado

As fibras do capim, são costuradas com as do buriti, outra espécie típica da região; e pelas mãos das artesãs surgem chapéus que protegem os lavradores na roça. Além disso, ele é matéria-prima para fabricar cestas, bolsas, utensílios de cozinha, diversas bijuterias e semi-joias.

Atualmente ele é símbolo do estado do Tocantins, que pelas iniciativas governamentais, têm tentado conscientizar a produção e colheita sustentáveis da matéria-prima; que garante o sustento de várias famílias; além de ser chamarisco para o Ecoturismo da região.

Há também a Festa da Colheita do Capim Dourado, na comunidade quilombola de Mumbuca, que se junta para organizar vários eventos tais como exposição de artesanato, degustação de pratos típicos, rodadas de conversa, roteiros de turismo de base comunitária, shows regionais, entre outras diversas atividades.

A festa é promovida pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca e parceiros. O objetivo dela é apresentar a história e cultura do povoado Mumbuca, o conhecimento da arte em Capim Dourado, além de difundir a cultura da preservação dos recursos naturais e culturais da região, pertencente ao Parque Estadual do Jalapão.

Capim Dourado (foto fonte http://www.centraldocerrado.org.br/comunidades-do-jalapao-festejam-colheita-do-capim-dourado.html/)

Capim Dourado (foto fonte http://www.centraldocerrado.org.br/comunidades-do-jalapao-festejam-colheita-do-capim-dourado.html/)

Capim Dourado ( foto fonte ttps://capimdouradojalapao.com/site/)

Be the first to comment on "Capim Dourado, belo e de grande importância para o cerrado brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*