Buriti versátil e com diversas aplicações em várias regiões brasileiras

Buriti (Mauritia flexuosa) é uma palmeira originária da Amazônia; sendo conhecida por vários nomes tais como buriti-do-brejo, carandá-guaçu, carandaí-guaçu, coqueiro-buriti, itá, palmeira-dos-brejos, buritizeiro, meriti, miriti, muriti, muritim e muruti.

Ela é encontrada em várias regiões brasileiras; servindo de fonte de renda para famílias que vivem da extração de seus frutos e confecção de variados artesanatos e iguarias.

Conheça o Buriti

É uma palmeira de grande porte, que chega a alcançar até 30 metros de altura, exigente em relação ao solo que deverá ser bem encharcado; sendo encontrada em terrenos alagados e brejos. Floresce de abril a agosto e produz frutos em cachos e em abundância. A polpa do fruto é saborosa e possui cor alaranjada. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades do Buriti

O fruto da palmeira é rico em vitamina A, B e C, sais minerais, em antioxidantes, além de ser fonte de energia. Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Utilização da Palmeira

Todas as partes da palmeira são aproveitadas para várias finalidades. O fruto é usado na preparação de óleo, doces, cremes, geleia, vinho, picolés, paçoca, sorvetes, além de empregado na alimentação animal.

Ele é usado para criação de artesanato, esculturas, para fabricação de esteiras, ripas, jangadas, redes,  cordas e chapéus. Sua madeira é utilizada para fabricação de telhados, vigas de casas e diversas canoas.

De sua polpa, extrai-se um óleo de cor vermelho-sanguínea utilizado, na medicina popular, contra queimaduras, que possui efeito aliviador e cicatrizante. Ele é usado pela indústria de cosméticos para produção de variados produtos, que ajudam na preservação da beleza do cabelo e da pele.

O estipe da palmeira fornece, por incisão, um líquido adocicado e agradável com o qual se mata a sede dos ribeirinhos e agricultores.

A palmeira é usada para arborização de ruas, praças, parques e grandes jardins fazendo a alegria dos pássaros que apreciam seus frutos.

Onde encontrar o Buriti?

Ele é encontrado em brejos, matas e pomares; além de comercializado em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Ele é encontrado em forma de artesanato em Barreirinhas, MA, que é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.

Buriti (Foto fonte //oleosparatudo.com/oleo-de-buriti/)

Muriti (Foto fonte //poderdasfrutas.com/buriti-ou-miriti/)

 

Be the first to comment on "Buriti versátil e com diversas aplicações em várias regiões brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.