Abrunheiro e suas variadas aplicações para a saúde e cosmetologia

Avalie esta postagem

Abrunheiro (Prunus spinosa) é encontrada em várias regiões da Europa, África e Ásia; além de conhecida como abrunheiro-bravo e cagoiceiro-bravo.

Cultivo

A planta pode alcançar até 6 metros, composto por muitos espinhos, ramificação tortuosa e abundante. As folhas lanceoladas e serrilhadas possuem de 2 a 4 cm. As flores são numerosas, brancas, solitárias e preferidas pelas abelhas e borboletas. O fruto é uma drupa globosa, com até 2 cm de diâmetro, ácida e adstringente, de cor azul-escuro quando amadurece.

Ela é pouco exigente em relação ao solo, mas prefere os bem drenados. Adapta-se bem em temperaturas mais baixas ou mais altas. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades

A planta é rica em propriedades tais como diurética, adstringente, cicatrizante, sedativa, laxativa e antioxidante.

Abrunheiro (foto http://www.florestar.net/)

Abrunheiro (foto http://www.florestar.net/)

Suas flores e bagas são ricas em amigdalina, taninos e vitamina C, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, no alívio de problemas digestivos, na saúde renal e na prevenção do envelhecimento precoce.

Serve para quê?

A planta é muito apreciada para finalidades ornamentais em parques e jardins; pela sua intensa floração antes
de surgirem as folhas. A madeira, que é bem resistente, é utilizada preparação de cabos de ferramentas e objetos torneados.

A infusão preparada com a planta, usada na medicina popular, auxilia no alívio de tosse, bronquite, insônia, ansiedade; além de ajudar na cicatrização de acnes e furúnculos.

O fruto é usado na preparação de geleias, sucos, sorvetes, picolés e compostas; além de consumidos in natura, sendo muito benéficos para a saúde.

Abrunheiro (foto http://www.florestar.net/)

Abrunheiro (foto http://www.florestar.net/)

A cosmetologia utiliza os frutos para a preparação de cremes, que ajudam nos tratamentos da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Onde encontrar?

A planta é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; e em variados cosméticos em farmácias de produtos naturais e orgânicos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Abrunheiro e suas variadas aplicações para a saúde e cosmetologia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.