Festa da Uva é um resgate da cultura italiana no Brasil

5 (100%) 1 vote[s]

A Festa Nacional da Uva, é uma festa típica tradicional realizada na cidade gaúcha de Caxias do Sul, que enaltece a cultura italiana e a produção agroindustrial regional.

O evento recebe aproximadamente um milhão de visitantes a cada edição, que é realizada a cada dois anos; no final de fevereiro e início de março.

Festa da Uva (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Ela é realizada desde 1931 e conta com aproximadamente 15 dias de duração, com variada programação e atrações que alegram o evento.

Seu objetivo inicial foi o de comemorar o progresso da plantação de uva, cultura muito presente na bela região gaúcha, desde a chegada dos primeiros italianos, no final do século XIX.

Local da Festa da Uva

A festa típica é realizada no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos; situado na Rua Ludovico Cavinato, 1431, bairro Nossa Sra. da Saúde.

O Parque conta com área de 40 mil metros quadrados; que abriga dois pavilhões e o Centro de Eventos; nos quais acontecerão as exposições nacionais e regionais. Ele possui amplo estacionamento; além de diversos setores, que acomodam a grandiosidade da festa típica.

Os negócios na Feira Agroindustrial contam com a participação de inúmeros expositores, dos diferentes segmentos; além da estrela da festa que é a uva.

Programação e atrações

A equipe organizadora elabora ampla programação com artistas regionais e nacionais; além de oferecer uma vasta

Festa da Uva (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

praça de Alimentação e variados segmentos do agronegócio.

Na tradição e cultura, há os grupos de folclores que apresentam danças típicas e resgatam as tradições do colonizadores europeus, principalmente os italianos. Os grupos contam com a participação de crianças, jovens e adultos.

O visitante poderá conferir as Olimpíadas Coloniais, com a participação dos agricultores da região; os Desfiles Históricos, que resgatam os hábitos e a cultura italiana; além da oportunidade de degustação de uvas e o conhecimento das variedades da famosa fruta.

A Festa da Uva acontece  em várias regiões do País, mas a dimensão da Festa de Caxias de Sul e o número de visitantes que ela recebe, impressiona quem tem a oportunidade de visitar o evento.

Be the first to comment on "Festa da Uva é um resgate da cultura italiana no Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.