Feprocol resgate da cultura agrícola e industrial da Serra Gaúcha

5 (100%) 1 vote[s]

A Feprocol, Feira de Produtos Coloniais, criada em 1983, é a principal festa típica da cidade gaúcha de Nova Pádua; além de representar os setores agrícola e

Feprocol (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

industrial do local; fortalecer a economia e se consolidar como um forte atrativo turístico.

Nova Pádua é um município gaúcho, a aproximadamente 10 km de Flores da Cunha e possui mais de 2.000 habitantes; mas que em sua festa típica costuma receber até quase 20 vezes o número de seus moradores. A cidade possui clima pitoresco; além de bela vegetação e tranquilidade em meio às diversas culturas agrícolas.

O centro da cidade é o palco desta grande festa, que arrasta milhares de visitantes; que poderão curtir e viver as experiências proporcionadas pelas inúmeras atrações e pelos seus simpáticos habitantes.

Atrações

No evento são resgatados os costumes, as atividades herdadas da colonização italiana, religiosidade, gastronomia, exposições de produtos locais, peças e utensílios usados no campo; além de desfiles de carros alegóricos nas ruas, que transformam a cidade num grande cenário; no qual o protagonista passa a ser o visitante.

Feprocol (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Na Vila Colonial, os turistas podem vivenciar a tradição da preparação da polenta, da chimia e a forma  e fazer o pão artesanal com a sovadeira e assá-lo em forno a lenha; além de degustar as delícias produzidas desde a antiguidade.

Os descendentes exibem com orgulho as raízes da origem e do trabalho no campo, por meio do cultivo de vastos parreirais de uva e saborosos vinhos, atividades estas herdadas dos antepassados; além do cultivo de frutas tais como pera, figo e damasco.

A festa típica acontece de quatro em quatro anos, mas por causa de sua alta visitação; a administração estuda a possibilidade de organizá-la a cada dois anos, pois ela cresce a cada edição; além de ajudar na divulgação de mais uma bela região da Serra Gaúcha, que atrai milhares de visitantes.

Be the first to comment on "Feprocol resgate da cultura agrícola e industrial da Serra Gaúcha"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.