Canela madeira doce que oferece variados benefícios para a saúde

Canela (Cinnamomum zeylanicum) é uma planta de origem asiática; que remonta há 2.500 a.C e faz parte de citação bíblica. Ela é conhecida popularmente como madeira doce e encontrada em várias regiões do planeta.

Ela foi difundida no Ocidente pelos portugueses; à época das grandes navegações e foi uma das especiarias mais comercializadas entre os povos de variadas regiões.

A especiaria é conhecida por diversos nomes tais como caneleira, caneleira-da-índia, caneleira-de-ceilão, cinamomo e pau-canela.

Conheça a Canela

A caneleira é uma árvore de médio porte, de ciclo perene, que pode alcançar até 10 metros de altura. Produz folhas lanceoladas, com nervura na base e de coloração verde clara. Suas flores são amareladas ou esverdeadas, pequenas e produzidas em cachos. Bem resistente ao clima e solo, por isso encontrada em diversas regiões. Propaga-se por sementes ou mudas. Não tolera estiagens muito prolongadas.

Propriedades da canela

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como adstringente, termogênica, afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.

Utilização da Canela

As partes da planta que são usadas são as cascas in natura ou desidratadas, em forma de extrato, pó ou óleo essencial.

Na culinária ela é empregada em pratos doces, salgados, na preparação de doces, caldas, pavês, pudins, bolos, pães, biscoitos, sorvetes, picolés, licores e acompanhamento de diversos pratos; além de atuar como condimento de carnes e presuntos.

Na medicina popular ela é usada para alívio de gases abdominais, úlceras estomacais causadas por stress, hipertensão arterial e resfriados. Ela é uma especiaria termogênica, que acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso.

Na indústria cosmética é utilizada para fabricação de cremes para dar brilho nos cabelos; em pastas dentais e óleos bronzeadores.

Onde encontrar a canela?

Ela é encontrada em quintais de casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam variadas plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Canela

Canela

 

 

Be the first to comment on "Canela madeira doce que oferece variados benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.