Quitanda, desde a antiguidade, faz parte da vida dos brasileiros

5 (100%) 1 vote

Quitanda é uma palavra de origem africana, que foi incorporada à Língua Portuguesa, devido ao contato com os escravos africanos, vindos para o Brasil em navios tumbeiros, que os traficavam para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar e café; além de fazer todo o serviço das grandes fazendas.

Origem

A origem da palavra “kinda”, uma espécie de cesta tradicional na região angolana; ou quinda, como é chamada no Brasil, era usada para vender alimentos frescos, pelas ruas das pequenas vilas.

Quitanda

Quitanda

A palavra quitanda é uma evolução da palavra “kutanda” (que significa ir para longe e faz alusão a deslocamento), pois as mercadorias eram vendidas por ambulantes, os quais andavam pelas ruas para conseguir vendê-las; como ainda acontece em algumas regiões brasileiras, principalmente na região nordeste.

A Quitanda é também um tipo de mercearia, a qual era mantida pelos imigrantes portugueses no Brasil, que por séculos eram responsáveis pelo abastecimento das despensas das fazendas e das pequenas casas das roças; nas mais diferentes regiões brasileiras.

Costume

O termo também se refere, no Brasil, especialmente em Minas Gerais, ao conjunto de doces; bolos e biscoitos feitos em casa, de forma artesanal, sendo uma herança dos antepassados, que tinham o hábito de produzir todos os alimentos em casa, para consumo das famílias; além de ser uma forma de receber bem suas visitas para uma boa conversa; costume arraigado até o final do século XIX.

Quitanda

Mesa rica em quitandas (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Tal costume vem sendo perdido com o advento da internet e a popularidade dos smartphones. Contudo, na cidade mineira de Congonhas, há a preocupação de perpetuar a preparação das quitandas  e, por isso,  foi criado o Festival de Quitanda, no qual são comercializados diversos doces, broas, biscoitos, licores, bolinhos, rosquinhas produzidos na própria cidade e em outras vizinhas; além de atrair diversos fregueses e curiosos, que se deliciam com as iguarias.

A quitanda, seja estabelecimento comercial ou uma opção gastronômica, foi incorporada pelos brasileiros, que sempre utilizam a palavra como um lugar para comprar algo; ou como uma iguaria deliciosa, que faz qualquer um sair da dieta.

 

Be the first to comment on "Quitanda, desde a antiguidade, faz parte da vida dos brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.