Flores raras – flor da taioba, planta rica em nutrientes para a saúde

5 (100%) 1 vote

A taioba é uma planta nativa da América Tropical, incluindo o Brasil, e é considerada uma verdura quando o assunto é a culinária, uma vez que a folha é a principal parte consumida; em diversas preparações.

Contudo, é bom ressaltar que o caule também pode ser usado na alimentação. Pode ser ingerido cozido ou na forma de farinha.

A herbácea pertence à família das Aráceas e é encontrada em diversas regiões do planeta; sendo muito popular na alimentação humana, por ser rica em nutrientes para a saúde; além de usada para finalidades ornamentais.

Inflorescência da taioba – espádice

Cabe ressaltar, que o caule da taioba é subterrâneo, do tipo rizoma (parece uma raiz mais grossa). Também merece um cuidado sobre qual variedade usar.

Algumas variedades possuem elevado teor de oxalato de cálcio, o que provoca coceira na língua. Na dúvida, opte por variedades que já vêm sendo consumidas pela população.

A taioba de talo e folhas arroxeadas deve ser evitada, uma vez que é tóxica.

Flor da Taioba

Uma coisa que pouca gente sabe é que a taioba produz flor. Isso mesmo, flor! A planta é uma angiosperma

Flor Taioba

pertencente à família Araceae (onde também encontra-se o inhame e certas plantas ornamentais, como o antúrio e o copo-de-leite). Como característica da família, a flor na realidade é uma inflorescência; ou seja um conjunto de flores.

Na família das aráceas , a inflorescência é do tipo espádice, que se caracteriza pela presença de um eixo; no qual encontram-se inseridas pequeninhas flores sem pecíolo (aquele cabinho que liga a flor ao caule).

Flor Taioba

O conjunto é protegido por uma folha modificada, chamada bráctea; no caso da taioba, quase branca.

Em outras aráceas, como o antúrio, a bráctea pode apresentar diferentes tonalidades; indo do branco ao vermelho, passando pelo amarelo e laranja.

 

Be the first to comment on "Flores raras – flor da taioba, planta rica em nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.