Traçador Gurpião, antecessor da serra elétrica

5 (100%) 1 vote

Traçador Gurpião, antecessor da serra elétrica, é uma lâmina metálica com um dos lados liso e outro cravado de dentes e duas hastes; uma em cada extremidade, para segurar com as mãos – tem-se aí uma rápida descrição do que é um traçador gurpião. Trata-se de um instrumento de trabalho com a finalidade de serrar a madeira.

Como utilizar o Traçador gurpião?

Como é bastante longo e flexível, em cada ponta do instrumento há uma argola metálica; nela, normalmente se coloca um cabo de madeira para o trabalhador segurar. Dessa forma, o manuseio do traçador gurpião exige a participação de duas pessoas.

TRAÇADOR GURPIÃO

TRAÇADOR GURPIÃO

O trabalho com esse traçador exige uma sincronia entre os operários. Enquanto um empurra o objeto, afastando-o de seu corpo, o outro operário deverá puxá-lo em direção a seu corpo.

Com este movimento sincronizado, a força que cada operário exerce acaba sendo bastante reduzida, o que proporciona um maior tempo de trabalho e com boa produtividade.

Nas pequenas serrarias, principalmente nas cidades mais interioranas,  ainda é bastante comum encontrar pessoas trabalhando com esse tipo de traçador.

Onde encontrar o Traçador Gurpião?

Em algumas regiões ainda é possível avistar estaleiros, locais onde as toras (grandes troncos de árvores) são colocadas para serem serradas e transformadas em tábuas e pranchões.  No caso de um estaleiro é comum trabalhar com o traçador gurpião na vertical; um dos operários acaba sofrendo bastante com o farelo da madeira que atinge os olhos.

É óbvio que com a modernização das máquinas e a disseminação da rede elétrica para todos os rincões, esse tipo de traçador manual acabou entrando em desuso; uma vez que as máquinas elétricas (serras elétricas) e até mesmo com motor a combustão desempenham o papel com muito mais eficiência e menor esforço.

O objeto é encontrado com relativa facilidade em fazendas e em pequenas moradias é comum encontrá-lo juntamente com o serrote.

Em cidades que preservam a história de sua colonização com na Serra Gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná é comum a existência de pequenos museus que contam a história da colonização e, uma das peças que compõem o acervo é o traçador gurpião.

Na Oktoberfest, maior festa alemã da América Latina, em Blumenau, há uma prova (brincadeira) em que se usa o traçador gurpião. Com mais de 160 anos de tradição, ganha a prova, a dupla que cortar em menor tempo um tronco de madeira.

TRAÇADOR GURPIÃO

TRAÇADOR GURPIÃO

TRAÇADOR GURPIÃO

TRAÇADOR GURPIÃO

Be the first to comment on "Traçador Gurpião, antecessor da serra elétrica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.