Tenaz, alicate muito usado pelos caldeireiros

5 (100%) 2 votes

Tenaz, alicate muito usado pelos caldeireiros, até por volta da década de 1980; pois a tarefa de encontrar um caldeireiro artesanal não era tarefa muito difícil.

Estes profissionais além de fazerem caldeiras – daí o nome de caldeireiros – também fabricavam e consertavam outros utensílios confeccionados em cobre ou outro metal, ou ainda, latão.

Objetos como chaleiras, tachos, tachas (onde se coloca a garapa para fazer rapadura) e reminhóis (usados para retirar o melado das tachas, na produção da rapadura) eram produzidos por estes artesãos.

Conheça o Tenaz

Ele é um tipo de alicate de cabo comprido, indispensável ao trabalho de ferreiros, caldeireiros, cuteleiros e todo profissional que, de uma forma ou de outra, acaba tendo contato com metal aquecido. O cabo longo da ferramenta permite que o artesão segure a peça metálica aquecida sem sofrer com a radiação emitida.

Os caldeireiros usavam muito o tenaz junto com duas outras ferramentas: a marreta e a bigorna. Ele era usado ainda para segurar a peça metálica aquecida, que era moldada à base de marretadas, apoiada na bigorna. Dessa forma, os artesãos colocavam fundo em tachos, bico e asa em chaleiras; produziam ferramentas como machados, ganchos, foices, facões e outras.

A foto abaixo mostra um machado segurado pelo tenaz, apoiado sobre a bigorna; recebendo marretadas para moldar a parte de corte.  Como se vê, é um trabalho bruto, que exige força e destreza no manuseio das ferramentas e que acaba produzindo utensílios com acabamento finíssimo.

Bigorna, tenaz e machadinha

Bigorna, tenaz e machadinha

Uma outra grande aplicação do tenaz no passado era ferrar rodas de carros de boi. Para aumentar a durabilidade das rodas, à parte que tem contato com o solo é colocada uma lâmina de ferro. Essa lâmina é, inicialmente, aquecida para dilatar.

Com uso do tenaz e de alicate torquês, o ferreiro retira a lâmina de ferro da brasa e a coloca no entorno da roda. Com o resfriamento, a parte metálica fica permanentemente aderida à parte de madeira sem a necessidade de parafusos ou de pregos.

Tenaz

Tenaz

Tenaz

Tenaz           

Be the first to comment on "Tenaz, alicate muito usado pelos caldeireiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.