Cangalha artefato usado para transporte de cargas

5 (100%) 1 vote

A Cangalha foi um artefato de extrema importância durante os século XVI até meados do século XX; sendo um dos principais itens da montaria dos tropeiros.

Conheça a Cangalha

Ela é um artefato produzido em madeira ou ferro, normalmente acolchoado; que se coloca no lombo de mulas, cavalos, jumentos e outras bestas para pendurar carga.

Numa cangalha pronta encontra-se essencialmente a madeira, couro, tecido e paina. Nela são fixados os cambitos – forquilhas ou ganchos em forma de V, de madeira, que sustentam a carga, que pode estar em fardos ou em

Cangalha (foto mercado livre)

Cangalha (foto mercado livre)

grandes cestos de taquara, bambu, vime ou cipó, sem tampa e com alças de cordas.

Como fixar a Cangalha no Animal?

A fixação no lombo do animal é feita por meio de uma corda, que une as duas partes da bifurcação inferior da cangalha, passando pela barriga do animal para sustentação do artefato. Geralmente o lombo do animal recebe uma manta protetora para evitar possíveis feridas.

Na cangalha, eram acrescidas as broacas, que eram bolsões de couro, bambu ou vime, para colocação de pertences e materiais usados pelos tropeiros ao longo da jornada; juntamente com a carga a ser transportada.

Utilização da Cangalha

O artefato era usado principalmente para dar apoio ao lombo do animal, permitindo dessa forma colocar mais peso, ou ainda para carregar pequenas bagagens, para as longas jornadas.

Cangalha (foto screvendoesemeando.blogspot.com)

Cangalha (foto screvendoesemeando.blogspot.com)

Onde encontrar a Cangalha?

Ela ainda é usada em diversos locais da zona rural para colocação nos animais e transportar cargas das lavouras; ou em museus que retratam a vida na zona rural, em cidades que têm o turismo rural como principal atrativo.

Ela também foi inspiração para a música Feira de Mangaió, cantada por Clara Nunes; e muito veiculada no ano de 1973; época que ainda o artefato era muito utilizado pelo homem do campo, que habitava os rincões brasileiros.

Be the first to comment on "Cangalha artefato usado para transporte de cargas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.