Bigorna, instrumento usado na antiguidade para moldar metais

5 (100%) 1 vote

Bigorna, instrumento usado na antiguidade para moldar metais, que a cada ano que passa está cada vez menos comum no cenário das oficinas.

O objeto é um maciço de ferro forjado ou fundido, às vezes em aço ou, até mesmo em outro metal; formado por uma parte plana e extremidades mais afiladas, mais cônicas. É sobre a parte plana, chamada de face, com formato retangular, que a peça metálica a ser trabalhada é colocada.

Origem da Bigorna

As primeiras bigornas de que se tem notícia eram feitas de pedra e surgiram ainda na pré-história. As bigornas constituídas por metais surgiram, muito provavelmente, no Egito entre 800 a.C e 1.200 a.C, confeccionadas em bronze.  Foi, provavelmente, na Idade Média que esse instrumento teve sua maior importância, na construção das armaduras e armas.

Como utilizar a Bigorna?

Sobre a face da bigorna, o metal aquecido (para torná-lo mais maleável) é apoiado e surrado com marteladas ou marretadas até adquirir a forma desejada.  Como a face é constituída por um material mais duro que o metal que está sendo moldado; parte da energia recebida pela batida do martelo ou da marreta acaba sendo “devolvida” para a peça a ser moldada, reduzindo o esforço do trabalhador.

Como se vê, o uso desse instrumento exige força e resistência. Então, com a Revolução Industrial no século XIX, máquinas industriais foram desenvolvidas e a ferramenta caiu em desuso.

Atualmente ela é encontrada em fazendas, alguns sítios (em que normalmente tem um caseiro), oficinas de ferreiros artesanais, museus; ou ainda em locais que têm o turismo rural como atração.  Também ainda é possível comprá-la, inclusive nova. Há diversas redes de lojas que comercializam o objeto, com diferentes medidas.

A bigorna emprestou seu nome para a anatomia humana. Devido à semelhança com o objeto, um dos ossículos do ouvido médio recebe o nome de bigorna (os outros são o martelo e o estribo). Neste caso, a bigorna (e os outros dois ossículos) tem um papel importante na transmissão da onda mecânica percebida pelo tímpano à orelha interna; onde serão gerados os impulsos nervosos responsáveis pela audição.

Bigorna

Bigorna

Bigorna

Bigorna

Bigorna

Bigorna, Tenaz e Machado

Be the first to comment on "Bigorna, instrumento usado na antiguidade para moldar metais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.