Arco e Ferro de Pua, ancestrais das furadeiras

3 (60%) 1 vote

Arco e Ferro de Pua, ancestrais das furadeiras; pois se você, leitor, sempre morou em áreas urbanas, principalmente, nas maiores cidades, provavelmente nunca ouviu falar no arco e no  ferro de pua.

Isso porque todo serviço de perfuração de paredes, madeiras, plásticos, metais ou outro material é feito por máquinas furadeiras manuais ou em oficinas. Acontece, porém, que até meados da década de 1980, pouquíssimas propriedades rurais no Brasil possuíam energia elétrica; portanto o trabalho para perfurar uma peça era manual, com o arco e ferro de pua.

Conheça o Arco de Pua

O arco de pua é o instrumento no qual se coloca a broca, ou ferro de pua, que corresponde à porção responsável pela perfuração.

O arco de pua possui parte giratória, que lembra uma manivela, cujo centro há uma parte mais grossa, normalmente de madeira; no qual se coloca uma das mãos para fazer girar e fazer força.

Em uma das extremidades dessa peça há uma peça arredondada, normalmente de madeira,  onde se coloca a outra mão e também faz força.

Como se vê, toda a força necessária à perfuração da peça deve ser feita pela própria pessoa.  Na outra extremidade da manivela coloca-se o ferro de pua, uma peça com ponta guia e rosca. Há ferros de pua com diferentes calibres de rosca.  A imagem abaixo mostra um arco com ferro de pua.

Arco de Pua

Arco de Pua

Como se percebe pela imagem acima, a ferramenta é bastante simples e de fácil operação. Com um pouco de treino; a pessoa passa a operá-la com destreza. E com uma boa broca (ferro de pua; ferro de furar) não é preciso muito esforço para perfurar madeiras, mesmo as mais duras. Apesar da rusticidade e aparente simplicidade, não se pode deixar de enaltecer que a engenhoca desempenha muito bem o seu papel; basta saber operá-la.

Ainda hoje é possível comprar esse instrumento. Há, inclusive, oficinas restauradoras. Para quem tem algum objeto esquecido em algum canto de um sítio, da época do avô ou mesmo bisavô; vale a pena restaurá-lo e, dessa forma, conservar um pouco da história das máquinas.

Arco e Ferro de Pua

Arco e Ferro de Pua

Be the first to comment on "Arco e Ferro de Pua, ancestrais das furadeiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*