A panela de barro está presente desde a antiguidade, em preparações culinárias

Avalie esta postagem

A panela de barro é um artefato usado há mais de dez mil anos, em várias regiões do planeta. Na América, o  costume foi herdado dos indígenas, que utilizavam o artefato para cozinhar sua comida à base de mandioca e peixes, principalmente no Brasil.

Não há como precisar a origem e nem quando começou sua utilização, mas tal costume esteve e ainda se faz presente, em diversas regiões brasileiras.

O costume de fazer panela de barro está presente, principalmente no estado capixaba do Espírito Santo; há mais de 400 anos; além de ser transmitido de mãe para filha, que perpetua tal tradição.

Geralmente mães e filhos são responsáveis pela extração do barro; elaboração da peça; queima e comercialização do artesanato, que garante uma renda extra para a família.

Panela de barro no fogão a lenha

Panela de barro no fogão a lenha

O barro comumente utilizado é o tabatinga, que serve para moldar o artefato. O tanino serve para dar coloração ao artesanato.

Modo de fazer a Panela de Barro

A região brasileira, na qual as artesãs vivem da confecção do artesanato, está situada na Ilha de Vitória, bairro Joana D’Arc. Elas retiram o barro no Vale do Mulembá e o leva para o galpão; no qual será passado por um processo de limpeza para retirada de grãos de areia e matéria orgânica.

Após a higienização, ele é amassado manualmente. O processo da elaboração da peça é através de uma bola, que é modelada e seu acabamento pode ser feito por pedras de rio, casca de coco, facas ou estilete. Após a modelagem, a peça é colocada ao ar livre para secagem e posteriormente alisada no seixo para retirada de grãos mais grossos.

Panela de barro (foto http://www.artesol.org.br/rede/membro/paneleiras_de_goiabeiras)

Panela de barro (foto http://www.artesol.org.br/rede/membro/paneleiras_de_goiabeiras)

Após a secagem elas são queimadas em fornos, ou diretamente no fogo; e ainda quente, recebem o tanino, substância, que é  retirada das árvores do mangue, conhecida como mangue vermelho (Rhizophora mangle).

Utilização

Antes da utilização da panela de barro, é aconselhável colocar duas colheres de óleo no utensílio, levar ao fogo e quando o óleo começar a queimar, dar uma balança e apagar o fogo.

A partir desse processo, ela poderá ser utilizada para cozinhar diversas preparações culinárias.

Be the first to comment on "A panela de barro está presente desde a antiguidade, em preparações culinárias"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.