Tiziu e sua arte de saltar enquanto gorjeia

Tiziu e sua arte de saltar enquanto gorjeia; chama atenção pelos saltos e cantos, que atraem curiosos para sua maestria de saltar e cantar.

Características Gerais

Pequeno pássaro da família Thraupidae, o tiziu é conhecido por diferentes nomes conforme a região do país. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a pequena ave é conhecida pelo nome de bate-estaca; uma analogia à máquina de mesmo nome, uma vez que este pássaro tem o hábito de saltar sempre que canta. Este é o motivo de outro nome do passarinho: saltador. Além disso, é conhecido também como alfaiate, tizirro, papa-arroz e veludinho.

O ato de saltar enquanto canta foi a inspiração para seu nome científico: Volatinia jacarini (volatus = pequeno voo; jacarini (tupi) = aquele que voa para cima e para baixo). Essa prática de saltar enquanto canta faz parte da demarcação de território do pássaro. Entre os meses de novembro e fevereiro é a época de acasalamento e é exatamente nesta época que os machos cantam e saltam incessantemente, sempre num mesmo local (às vezes em uma mesma árvore), de modo a delimitar seu território para a reprodução.

Reprodução

São aves com dimorfismo sexual. O macho apresenta uma coloração negra brilhante sobre o dorso, com uma mancha branca sob as asas. A fêmea apresenta uma coloração mais parda; quando atinge a maturidade sexual. Ambos adquirem uma coloração marrom-oliva na parte superior; além de uma coloração mais amarelada na região inferior do corpo.

A fêmea põe de 2 a 3 ovinhos de coloração azulada com uns pontinhos de tonalidade marrom-avermelhada. Após 13 dias de incubação nascem os filhotes; que são alimentados principalmente por cupins e formigas, dieta rica em proteínas, indispensável ao desenvolvimento dos filhotes.  Para a construção do ninho, que lembra um copinho, são usadas raízes de gramíneas, varetinhas, fibra de coco, enfim; material fininho e mais comprido, para ser entrelaçado e formar o ninho, que lembra uma pequena xícara profunda.

Entre 35 e 40 dias após o nascimento, a mãe abandona os filhotes.

Alimentação

Como exposto acima, os filhotes são alimentados com uma dieta rica em proteínas, como cupins e formigas. Já os adultos são predominantemente granívoros; isto é, alimentam-se de sementes, principalmente de gramíneas; contudo, também se alimentam de pequenos insetos.

Onde encontrar?

O tiziu é encontrado praticamente em toda a América do Sul, no Panamá e no México. Seu habitat principal são as regiões descampadas, ricas em gramíneas. São encontrados em áreas que tiveram a mata removida por ação antrópica, savanas, campos e até mesmo em áreas verdes de cidades.

Nas regiões mais frias, como Sul do Brasil, o tiziu desaparece no inverno; uma vez que migra para áreas mais quentes.

TIZIU

Tiziu (Foto: Evandro Marques)

TIZIU

Tiziu (Foto: Evandro Marques)

TIZIU SALTO

Tiziu em salto (Foto: Evandro Marques)

Be the first to comment on "Tiziu e sua arte de saltar enquanto gorjeia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.