Siriema, considerada ave símbolo de Minas Gerais

Siriema, nativa da América do Sul, é uma ave de porte médio, com tamanho de aproximadamente 70 cm de altura e 90 cm de comprimento. Taxonomicamente, a ave pertence à ordem Gruiformes (“em forma de gruas” – devido ao aspecto do animal que lembra grandes guindastes); a mesma ordem onde está incluída a saracura e o frango d’água.

Origem do nome Siriema

O nome da ave é derivada do latim (çaria = crista; am = levantada), uma descrição bastante fiel ao que se verifica na base do bico – um tufo de penas em forma de leque, com tons variando do cinza ao preto.

Considerada a ave símbolo de Minas Gerais, a ave é encontrada em praticamente todo território nacional (com exceção das áreas mais densas da Amazônia); sendo avistada com mais frequência em regiões de campos e cerrados, além do Pantanal.  Com o avanço da construção civil, a ave também pode ser vista em certas áreas residenciais mais distantes dos centros urbanos.

Siriema

Siriema (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Características gerais

Uma característica das siriemas são as pernas longas (são aves pernaltas). A propósito, essas aves passam a maior parte do tempo caminhando em locais descampados, frequentemente, em casais e, às vezes, com filhotes.

Quando sentem ameaçadas ou estão à procura de alimento, partem em corrida, mesmo morro acima. Raramente voam. Mesmo quando ameaçadas, na maioria das vezes; escondem-se atrás de troncos caídos no chão e deitam, camuflando-se com o ambiente.

Hábito Alimentar da Siriema

O hábito alimentar é basicamente carnívoro; nutrem-se de insetos, roedores, répteis (inclusive serpentes), lagartixas e de outros animais de pequeno porte.  De um modo geral, batem a presa no chão para matá-la e começam a comê-la pela cabeça.  Também se alimentam de grãos como o milho.

Canto da Siriema

O canto, que pode ser solitário ou em dueto, é caracterizado por sequências de gritos altos que tornam-se mais curtos e rápidos à medida que o tempo passa.  A intensidade do som é tal que os gritos podem ser percebidos a cerca de 1 Km de distância do animal.  Em muitos casos, a ave passa vários minutos cantando.

Siriema

Siriema (f0t0: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Reprodução

Os ninhos são construídos junto ao solo ou em locais baixos, de modo que o animal possa alcançá-lo com pequenos pulos. A choca dura de 24 a 30 dias e, aproximadamente, 15 dias após a eclosão dos ovos; os filhotes deixam o ninho e passam a acompanhar os pais.  Após cerca de 5 meses, são animais adultos.

Na música, a siriema é título de um clássico sertanejo, de autoria de Nhô Pai e Mário Zan e gravada por grandes nomes como Tonico e Tinoco,  Inezita Barroso e Mariângela Zan.

A primeira estrofe:

Oh! Siriema do Mato Grosso

Teu canto triste me faz lembrar

Daqueles tempos que eu viajava

Tenho saudade do teu cantar.

1 Comment on "Siriema, considerada ave símbolo de Minas Gerais"

  1. Oioi, adorei o site, continuem assim 🙂

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.