Jacu, famoso pelo café, que é considerado um dos mais caros do mundo

5 (100%) 1 vote

O jacu é uma bela ave pertencente à família Cracidae e à ordem Galliformes, na qual também estão incluídos o peru, a galinha, o faisão e as perdizes.

A ave adulta tem um tamanho médio de 75 cm e se parece bastante com uma galinha com cauda longa e arredonda. Enquanto voam emitem um ruído forte devido ao bater das asas.

O pescoço é bastante comprido e possui um papo avermelhado, muito distinto do restante das penas, que apresentam uma coloração escura; lembrando um chumbo-amarronzado com uns respingos prateados. Os machos possuem a íris vermelha,  destacando os olhos na cabeça razoavelmente pequena.

Jacu

Jacu

A ave é encontrada em matas, embora possam ser avistadas também em locais descampados e capoeiras.  É comum encontrar vários animais juntos, no solo, se alimentando. Contudo, somem rapidamente na vegetação quando alguém se aproxima.

O hábito alimentar é basicamente frugívoro (alimentam-se de frutos), mas também incluem brotos, sementes e insetos na dieta. As sementes são eliminadas intactas.

O café do jacu

No estado do Espírito Santo, cafeicultores comercializam o café do jacu, considerado um dos mais caros do mundo. A ave ingere os grãos maduros (aí ocorre uma bela seleção dos grãos com maior teor de açúcar).

No intestino do animal, ocorre aproveitamento da parte macia (polpa), enquanto a parte dura, de interesse comercial, é eliminada nas fezes. Os cafeicultores coletam as fezes, conhecidas como “pé de moleque”, secam-nas e extraem os grãos. Depois é só torrá-los e preparar a bebida.

Jacu

Jacu

Reprodução

São aves monogâmicas com ritual de acasalamento ainda pouco conhecido. Constroem ninhos sobre cipós ou outro ramo, onde são depositados 3 ovos brancos. Após 28 dias de incubação, surgem os filhotes.

A ação do homem, destruindo matas e capoeiras, vem contribuindo para o desaparecimento dessa bela ave, que é encontrada no sudeste e sul do Brasil, além de alguns países da América do Sul.

Be the first to comment on "Jacu, famoso pelo café, que é considerado um dos mais caros do mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.