Soja repleta de nutrientes e muito versátil para a alimentação

Soja (Glycine max)) é uma leguminosa de origem chinesa, que chegou ao Brasil à época das Grandes Navegações; mas ficou restrita aos jardins botânicos por vários anos.

A leguminosa é conhecida há mais de cinco mil anos; mas o início de seu cultivo no Brasil, foi no começo do século XX, com os imigrantes, que se instalaram no sul do País.

Ela passou por várias formas de melhoramento genético até chegar ao alimento que conhecemos atualmente; e tão popular na culinária e na alimentação de animais.

Cultivo da soja

A leguminosa é bem resistente à variação de temperatura, mas não tolera geadas. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz flores brancas ou lilases e seu fruto em forma de vagem com 2 a 5 sementes brancas amarelas ou pretas; que são responsáveis pela propagação da planta.

Propriedades da soja

Ela possui alto teor proteico, além de ser fonte de carboidratos, minerais tais como cálcio, zinco e vitaminas do complexo B, compostos fitoquímicos, isoflavonas e fibras.

Benefícios da soja

Seu consumo regular, de forma moderada, ajuda na prevenção da osteoporose; protege contra o desenvolvimento de cânceres tais como de mama, próstata e cólon; além de amenizar os sintomas da menopausa; reduzir os níveis de colesterol e ainda auxiliar no controle do açúcar no sangue e no funcionamento intestinal.

Como utilizar a soja?

Ela é usada em diversas finalidades seja na fabricação de óleo, biocombustíveis, na gastronomia e na alimentação dos animais.

Na culinária ela é empregada em bolinhos, farofa, jardineira, estrogonofe, além de recheio para panqueca, omelete, rocambole e salgados em geral; além de usada como substituta da carne pelos vegetarianos. O edamame é muito utilizado para criação de diversas preparações da culinária.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em grandes lavouras comerciais, na forma de proteína texturizada; em grãos; na forma queijo conhecido como tofu e o extrato de soja, que é o leite de soja. Seu grãos são amplamente comercializados em mercados e hipermercados.

Soja ( foto fonte http://agronews.tv.br/soja-especialista-faz-recomendacoes-para-safra-render/)

Soja ( foto fonte http://agronews.tv.br/soja-especialista-faz-recomendacoes-para-safra-render/)

Soja (https://www.cereagro.com.br/produtos/soja)

Soja (https://www.cereagro.com.br/produtos/soja)

Be the first to comment on "Soja repleta de nutrientes e muito versátil para a alimentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*