Rambutan é um fruto exótico, mas muito benéfico para a saúde

5 (100%) 1 vote

O Rambutan (Nephelium lappaceum L.) é um fruto originário do Arquipélago Malaio, sendo muito conhecido na Ásia  e, aos poucos, vem conquistando o paladar dos brasileiros.

Ele é conhecido também por rambutã ou rambutão e pertence à família Sapindaceae,  onde também estão a  lichia e o guaraná.

Cultivo do Rambutan

A rambuteira pode atingir entre 12 a 20 metros de altura, possui copa densa, que pode alcançar até 12 metros de diâmetro. Ela prefere clima quente e úmido, mas não resiste à baixas temperaturas; solos profundos e ricos em nutrientes, rega constante e sem encharcamento.

Rambutan (foto https://www.shutterstock.com

Rambutan (foto https://www.shutterstock.com

Produz folhas grandes e pecioladas. Suas inflorescências amarelo-esverdeadas podem ser masculinas, femininas ou hermafroditas.

O fruto classificado como drupa, varia do vermelho ao amarelo, com polpa translúcida ou amarelada, cujo sabor varia do doce ao azedo. Propaga-se pelas sementes, enxertia ou mudas.

Propriedades

Ele é rico em fibras, sais minerais tais como ferro, fósforo e magnésio, além de vitaminas A e C. Possui ainda propriedades antioxidante, antifúngica, antisséptica  e anticancerígena.

Serve para quê

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e no bom funcionamento intestinal, além de ajudar em dietas de emagrecimento, pois possui poucas calorias.

Ele é consumido in natura, na preparação de geleias, compotas, caldas, sorvetes e picolés. Suas sementes torradas são consumidas como castanha.

Rambutan (foto https://www.sitiodamata.com.br)

Rambutan (foto https://www.sitiodamata.com.br)

Na medicina popular,  o  uso de suas folhas em forma de chá, auxilia na saúde do cabelo e no controle de febres, além de usado como afrodisíaco. A pasta preparada pela casca da árvore é usada para aliviar dores e cabeça e aftas.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em pomares frutíferos, em mercados municipais tais como o Ver-o-Peso, em culturas para finalidades comerciais nas cidades baianas de Ilhéus e Ituberá; mas aos poucos vem sendo encontrada em variadas regiões brasileiras.

As plantas medicinas não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Rambutan é um fruto exótico, mas muito benéfico para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.