Rabanete é uma hortaliça repleta de propriedades para a saúde

Avalie esta postagem

Rabanete (Raphanus sativus) é de origem asiática, sendo cultivado desde a antiguidade; conhecido por vários nomes tais como Nabo Silvestre, Rabanete Silvestre, Nabiça Roxa, Nabo do Campo e Nabiça Forrageira.

Cultivo

A hortaliça caracteriza-se  por ser de pequeno porte, com ciclo de vida anual e pode atingir até quinze centímetros. Ela se adapta em variados tipos de solos e possui crescimento rápido; além de fácil cultivo e pouco exigente em relação à temperatura, mas tem preferência por clima mais ameno.

Rabanete (foto //www.gardensonline.com.au)

Rabanete (foto //www.gardensonline.com.au)

Suas folhas são verde e possuem forma de roseta. Suas flores variam em tonalidades branca, rosa e roxa e possuem quatro pétalas, sendo preferidas pelos insetos.

Os frutos são do tipo síliqua, que são espécies de frutos secos e deiscentes, constituídos por 02 (dois) carpelos. Eles apresentam sementes, de coloração marrom, que podem manter o poder de germinar por um período de até dez anos.

A raiz é tuberosa, com formato arredondado e alongado, cuja casca é de cor avermelhada e polpa branca, cujo sabor é picante e ao mesmo tempo adocicado, mas suas características podem variar de acordo com a espécie. Propaga-se pelas sementes.

Propriedades

Ele é rico em minerais tais como o enxofre, potássio e fósforo, vitaminas C, B1 e B2, ácidos orgânicos e óleos glicosídeos. As folhas do Rabanete se caracterizam por serem excelentes fonte de vitamina C. Possui propriedades saciante, antioxidante, digestiva, calmante, laxante, diurética, digestiva e expectorante.

Serve para quê

Ele é amplamente usado na alimentação, in natura ou cozido, em saladas, risotos e em variadas preparações culinárias, nos mais diferentes continentes.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na dieta para redução do peso corporal; além de ajudar no bom funcionamento intestinal.

Rabanete (foto //healinghomeo.blogspot.com)

Rabanete (foto //healinghomeo.blogspot.com)

Na medicina popular, ele é usado na forma ralada, colocado em forma de cataplasma, para o alívio de dores ciáticas.

Onde encontrar?

Ele é facilmente encontrado em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Rabanete é uma hortaliça repleta de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.