Oricuri versátil para o artesanato, alimentação e saúde

Avalie esta postagem

Oricuri (Syagrus coronata) conhecida como palmeira sertaneja, nativa da Mata Atlântica; possui vários nomes tais como alicuri, aricuí, adicuri, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, ouricurizeiro, uricuri e uricuriba.

Conheça o Oricurizeiro

É uma palmeira de médio porte, que alcança até 11 metros de altura, encontrada no litoral brasileiro; sendo pouco exigente em relação ao solo e temperatura. Produz folhas grandes utilizadas para várias finalidades. Seus frutos amarelados, em forma de cacho, têm em média dois centímetros, possuem textura aquosa, que endurece ao amadurecer, que se transforma em amêndoa saborosa.

Utilização do Oricuri

É uma planta muito versátil, de onde se aproveitam todas as partes; pois as folhas são utilizadas na fabricação de variados artesanatos tais como sacolas, chapéus, vassouras, espanadores e variadas criações.

Da amêndoa é produzido um óleo que é utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, considerado o melhor óleo do País para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na preparação de doces, como a cocada, licores e leite de oricuri, que é uma especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal.

O tronco da palmeira é utilizado para pequenas construções de casas, barracas e engradamento de telhados, que são cobertos por suas folhas.

A planta por ser muito bela é utilizada em vários projetos paisagísticos, embelezando o local onde estiver presente. Seus frutos servem de alimento para as araras e pássaros tais como o Canário da Terra.

Propriedades do Oricuri

O fruto possui fibras, antioxidantes, elevado teor de sais minerais tais como cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Seu consumo regular, em doses moderadas, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, no fortalecimento do sistema imunológico, previne a osteoporose, o envelhecimento precoce, aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatóide, infecções, hipoglicemia, inflamações, além de fortalecer os ossos.

Onde encontrar o Oricuri?

Ele é encontrado nos estados da região nordeste e sudeste, principalmente; em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Oricuri (Foto: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2947)

Oricuri (Foto: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2947)

Oricuri (Foto: http://www.tropicalpaisagismo.com.br/produto-detalhe.php?id_produto=38)

Oricuri (Foto: http://www.tropicalpaisagismo.com.br/produto-detalhe.php?id_produto=38)

Be the first to comment on "Oricuri versátil para o artesanato, alimentação e saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.