O melão é repleto de benefícios para o sistema imunológico

5 (100%) 1 vote

Melão (Cucumis melo) é originário da Ásia e da África, sendo encontrado em quase todas as regiões do planeta; além de conhecido desde os tempos mais remotos. Chegou ao Brasil, no século XVI com os escravos, e adaptou-se bem ao clima da América.

Cultivo

É uma planta herbácea e rasteira, cujos frutos possuem formato variável (redondo, oval ou alongado); com 20 a 25 cm de diâmetro; casca lisa; enrugada ou rendilhada; cujo peso varia de um a quatro quilos em média; dependendo do tipo e do cultivo. Produz flores masculinas e femininas amareladas e polinizadas por insetos.

Melão (foto //store.underwoodgardens.com)

A polpa também varia de acordo com o tipo, tendo coloração branca, amarelada, esverdeada, laranja ou salmão. A cultura é suscetível a ventos frios e não suporta geada.

Prefere solos ricos em nutrientes e temperatura, que varia de 15 a 25 graus; além de rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes.

Tipos do Melão

Há variados tipos de melão tais como Amarelo; Cantaloupe; Pele de Sapo; Valenciano; Honey dew; Gália; Charentais; Net melon e Caipira.

Propriedades

Ele é rico em propriedades diurética, laxante, antioxidante e digestiva.

O fruto é constituído de 90% de água e contem vitaminas A, C e E; além de variados sais minerais tais como sódio, magnésio, cálcio, potássio e zinco.

Para que serve?

Melão (foto //botanicavirtual.udl.es/)

Ingerido regularmente ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, no bom funcionamento intestinal, no controle da pressão arterial e no controle do peso corporal, por ser pouco calórico.

As sementes dos melões são usadas prensadas com água e um pouco de água de flor de laranja, para confeccionar uma bebida refrescante, popular em Marrakech, sendo filtrada em um pedaço de filó. Tal bebida é
conhecida com o nome de “zerri’a”, que quer dizer “as sementes”.

Onde encontrar?

Ele é facilmente encontrado em feiras, livres, mercados municipais, em lojas de produtos orgânicos e em sites; que comercializam variados alimentos e frutas.

Be the first to comment on "O melão é repleto de benefícios para o sistema imunológico"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.