Maxixe versátil na alimentação e na medicina popular

5 (100%) 2 votes

Maxixe (Cucumis anguria) é uma trepadeira de origem africana, que chegou ao Brasil com os escravos. A planta adaptou-se bem ao clima tropical, sendo uma iguaria preferida no norte, nordeste e sudeste do País, pois foram as regiões que tiveram forte influência dos costumes africanos. Ele é conhecido também por galinha arrepiada.

Cultivo do Maxixe

A hortaliça é uma planta rasteira ou trepadeira anual, que prefere clima quente (26 a 28 graus Celsius). Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere os mais arenosos e profundos. Propaga-se por sementes e mudas.

Suas flores são amareladas e seus frutos comestíveis, têm casca verde, são ovalados e possuem pequenos espinhos moles e não pontiagudos. Suas sementes são achatadas. Pertence à família das Cucurbitaceae, com sabor semelhante ao pepino, mas com sabor e odor mais pronunciados.

Maxixe

Maxixe

Propriedades de Maxixe

Possui diversas propriedades terapêuticas tais como emoliente, antioxidante, digestiva, laxante, catártica, hidra goga, anti-helmíntica, anti-hermética e anti-hemorroidal.

Benefícios do Maxixe

O maxixe é riquíssimo em Zinco, Cálcio, Fósforo, Vitamina C, Magnésio, Ferro; além de vitaminas B e Beta-Caroteno; sendo muito útil para evitar problemas na próstata, na diminuição dos depósitos de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externos; além de ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico. Ele é usado em dietas de perda de peso, pois o suco promove a saciedade, sendo um grande aliado de quem quer emagrecer.

Maxixe na Culinária

Maxixe (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-859971516-sementes-de-maxixe-embalagem-com-120-unidades-frete-gratis-_JM)

No Brasil, ele é popularmente consumido nas regiões nordeste e norte na culinária popular. É empregado em ensopados, muquecas e cozidos; além de recheado, como na culinária de origem árabe.

Onde encontrar o Maxixe?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Os alimento são ricos em nutrientes para uma alimentação saudável, em alguns casos utilizados ainda na medicina popular, mas em excesso poderão ser prejudiciais à saúde.

 

Be the first to comment on "Maxixe versátil na alimentação e na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*