Manga conhecida desde a antiguidade por sua doçura

Manga (Mangifera indica L.) originária da Índia, chegou ao Brasil por volta do século XVI, com os colonizadores; e se adaptou ao clima tropical da América. É uma fruta que remonta à antiguidade, sendo cultivada há mais de quatro mil anos.

Devido à sua facilidade de adaptação, rapidamente espalhou-se por quase todo o território brasileiro; sendo pouco aproveitada, conquistando seu espaço mais recentemente.

Na época da escravidão, para evitar que os escravos comessem manga e tomassem leite de vaca, que era uma iguaria mais cara; os donos das fazendas espalhavam o boato de que a mistura fazia mal à saúde; crença que ainda persiste em várias regiões brasileiras.

Cultivo da Mangueira

É uma planta de grande porte, que pode alcançar até 40 metros de altura, sendo bem resistente a qualquer tipo de solo e exigente em relação à rega, que deverá ser constante, mas sem encharcamento. Suas belas flores enfeitam a árvore e chama atenção por suas diversas tonalidades.

Seus frutos possuem diversos tamanhos, pois dependem de sua variedade; mas as mais comuns são Alphonso, Bourbon, Carlota, Coração de Boi, Espada, Golden Nuggets, Haden, Tommy, Kent, Keitt, Atkins, Palmer e a Manga Ubá; muito popular na zona da mata mineira.

Geralmente os frutos são suculentos e apresentam sabor adocicado, exceto a Manga Espada, que possui um gosto mais exótico. A planta propaga-se pelas sementes ou mudas.

Propriedades da Manga

Ela é rica é rica em fibras, açúcares, vitaminas A, B5 e C; além de diversos sais minerais tais como ferro, magnésio e potássio. Possui propriedades antioxidantes, diurética e digestiva.

Benefícios da manga

Ela consumida regularmente, em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, no bom funcionamento intestinal, para saúde da pele e da circulação.

Utilização da Manga

Ela pode ser consumida in natura, na preparação de sorvetes, saladas, mousses, geleias, compotas, sucos e em variadas preparações culinárias. Uma forma tradicional é a confecção de doces em barras, de forma artesanal,  pelas doceiras presentes nos variados rincões brasileiros.

Onde encontrar a Manga

Ela é encontrada em grandes plantações comerciais, feiras livres, mercados municipais; além de fazer parte da ornamentação das cidades tais como Belém do Pará, conhecida como a Cidade das Mangueiras.

Mangueira

Mangueira

Manga

Manga

Florada da Mangueira

Florada da Mangueira

Be the first to comment on "Manga conhecida desde a antiguidade por sua doçura"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.