Macadâmia: pouco conhecida, mas repleta de benefícios

Macadâmia (Macadamia integrifolia Maid. & Bet.) é originada da Austrália, mas ainda é pouco conhecida por seu sabor agradável e benefícios para a saúde. Ela é nominada popularmente de nogueira-macadâmia; nogueira-do-havaí; noz-australiana.

Noz Macadâmia

Noz Macadâmia (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Cultivo da Macadâmia

É uma árvore de médio porte, que alcança entre 4 e 15 metros de altura, prefere clima ameno e úmido; mas não suporta geadas. Adapta-se melhor em solos ricos em nutrientes, drenado, com rega constante sem encharcamento. Sua flores são em forma de cacho, de cor rosada, são preferidas pelos insetos.

Seu frutos são pequenos, esféricos e com casca bem dura. Quando amadurecem ficam amarronzados. Sua polpa possui coloração creme-esverdeada, carnosa, que envolve uma semente comestível.

Sua amêndoa possui leve sabor amanteigado. O óleo extraído dela é rico em ácido palmitoleico, que auxilia no equilíbrio das taxas de colesterol; além de ser usado na preparação de cosméticos de ação rejuvenescedora. A planta propaga-se pelas sementes ou mudas.

Benefícios de Propriedades medicinais

Ela é rica em proteínas, vitaminas, A, B, E e ácido fólico; além de diversos sais minerais tais como ferro, selênio, potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Ela possui propriedades digestiva, anti-inflamatória e antioxidante.

Ela consumida em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde da pele, do coração e no controle das taxas de colesterol. Ajuda a manter a saciedade, sendo uma boa aliada na perda de peso; além de garantir o funcionamento intestinal.

Noz Macadâmia

Noz Macadâmia (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Como consumir a Macadâmia?

Após retirar sua casca, ela poder ser ingerida crua, torrada e salgada; além de ser utilizada na fabricação de chocolates belgas, sorvetes e confeitos.

Seu óleo pode ser usado na culinária para acompanhamento de variados pratos e saladas nutritivas.

Onde encontrá-la?

Ela é encontrada em grandes lavouras comerciais, em diversos produtos cosméticos, em feiras livres, mercados municipais, em forma de óleo e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Ela é encontrada em pomares frutíferos; além de ser empregada para finalidades ornamentais, pois sua floração chama atenção pelo colorido e beleza.

Noz Macadâmia

Noz Macadâmia (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Macadâmia: pouco conhecida, mas repleta de benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.