Hortelã-Pimenta desde a antiguidade usada para diversas finalidades

4.6 (92%) 5 votes

Hortelã-Pimenta (Mentha x piperita L) é originária da Europa; chegando ao Brasil à época da colonização; fazendo parte das hortas domésticas, outro costume herdado dos portugueses. É uma erva híbrida que surgiu do cruzamento de diversas espécies de mentha.

Ela é conhecida por vários nomes tais como hortelãzinha, hortelã de panela, hortelã-da-cozinha e hortelã de cheiro. Usada desde os tempos mais remotos por vários povos, seja na culinária ou na medicina popular, para alívio de diversos males.

Cultivo da Hortelã-Pimenta

É uma herbácea de ciclo perene, aromática, que chega a atingir entre 30 e 60 cm de altura. Prefere solos ricos em nutrientes, luz direta boa parte do dia; além de rega constante sem encharcamento.

Possui folhas ovais, lanceoladas e serradas, na tonalidade verde-escura a arroxeada, além de levemente aveludadas. Sua inflorescência é em formato de espiga, em tons violáceos e muito procuradas pelos insetos. Propaga-se pela divisão dos rizomas.

Propriedades da Hortelã-Pimenta

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como analgésica, cicatrizante, antisséptica, anti-inflamatória, tônica, vermífuga, digestiva, anti-flatulência e antiespasmódica.

Ela é usada na medicina popular, para digestão, problemas intestinais, calmante, mau hálito e problemas respiratórios. Em forma de emplastro ajuda na cicatrização de feridas.

Utilização da Hortelã-Pimenta

Ela é comumente utilizada na culinária, principalmente na preparação de quibes; além de acompanhar variadas preparações culinárias e na ornamentação de pratos.

Ela é usada para extração de óleos essenciais, que são empregados em várias finalidades, seja para produtos de higiene, massagens ou para medicamentos.

Onde encontrar a Hortelã-Pimenta?

Ela é encontrada em quintais das casas de roças, em feiras livres, mercados municipais, em sites que vendem plantas e sementes e em casas que comercializam produtos orgânicos. Ela é encontrada na forma in natura ou desidratada.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Hortelã Pimenta (foto fonte http://chadequintal.blogspot.com.br/2013/01/hortela-pimenta.html)

Hortelã-Pimenta (foto fonte http://chadequintal.blogspot.com.br/2013/01/hortela-pimenta.html)

Hortelã-Pimenta (foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-845256708-muda-selecionadas-do-hortel-pimenta-_JM)

2 Comments on "Hortelã-Pimenta desde a antiguidade usada para diversas finalidades"

  1. Amei ajudou a fazer o meu trabalho de escola muito o brigada

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.